Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) da Aesbe realiza primeira reunião de 2023

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou a primeira reunião de 2023, por videoconferência, na sexta-feira (03). A reunião teve como objetivo definir as perspectivas de atuação e o plano de trabalho da CTGA para 2023. O encontro contou com a participação de 24 pessoas de 13 Companhias Estaduais de Saneamento.

Para o ano de 2023, os integrantes da CTGA estabeleceram como foco inicial aprofundar as discussões sobre ESG (Environmental, Social and Governance);  fomentar os trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) de Responsabilidade Social, criado no âmbito da CTGA; realizar o benchmarking sobre educação ambiental;  contribuir com as propostas de normativos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do  Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH); produzir Manuais de Boas Práticas sobre a gestão de resíduos de Estações de Tratamento de Água (ETA’s)  e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s); estudar a possiblidade de criação de novos GTs; e  detalhar as análises das dificuldades nos processos de licenciamento ambiental.

A CTGA definiu como encaminhamento a realização de uma reunião presencial neste ano, em Belo Horizonte, Minas Gerais, possivelmente entre os dias 25 e 26/05/2023; e analisar as metodologias que devem ser utilizadas para a continuidade do plano de trabalho definido.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores