Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional realiza 2ª reunião de 2022 nesta quinta-feira

Por Rhayana Araújo, assessora de Comunicação da Aesbe 

Com uma pauta voltada para apresentação de balanços hídricos, a Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizou a segunda reunião do ano nesta quinta-feira (17). A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) realizaram os seus balanços hídricos. O coordenador da CTDO, Alexandre Gomes, também explanou o balanço nacional.

Além disso, representantes da Linedata, empresa de engenharia voltada para a eficiência energética e operacional em Empresas de Saneamento, fizeram uma apresentação de sua atuação. Participaram do encontro 33 participantes de 17 Companhias Estaduais de Saneamento.

O coordenador da CTDO, Alexandre Gomes, destacou a importância dos Balanços Hídricos. “Por meio dessa ferramenta temos o diagnóstico mais preciso das causas da ineficiência do sistema de abastecimento de água. Ficou bem clara também a importância que a Aesbe vai ter nos próximos anos de levar isso para o Ministério de Desenvolvimento Regional e para a ANA, para poder melhorar os diagnósticos do Sistema Nacional de Informações”, ressaltou.

Durante a reunião, a CTDO também criou um Grupo de Trabalho para escrever a terceira Nota Técnica da Câmara, direcionada ao MDR, no sentido de questionar e propor melhorias na questão do Decreto 490, que vincula os financiamentos à redução do índice de perdas das companhias.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores