Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Aesbe se reúne nesta terça-feira (04) e debate as inovações dos requisitos da NBR 15784

Na manhã desta terça-feira (04), a Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), se reuniu para a realização do seu 5° evento técnico virtual de 2022. O encontro foi idealizado pelo GT2 – Controle de Qualidade de Produtos Químicos e contou com a palestra “Inovações dos Requisitos da NBR 15784”, da coordenadora da Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Cristina Coimbra Marodin. Participaram do encontro 36 pessoas, de 16 companhias associadas à Aesbe.

A abertura do encontro foi feita pela coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani, que explanou sobre o controle de qualidade de produtos químicos para tratamento de água para consumo humano no Brasil e reafirmou a importância dos eventos da Câmara para a troca de informações e soluções no setor.

Cristina Coimbra ministrou a palestra “Inovações dos Requisitos da NBR 15784” e explicou os objetivos da revisão. A NBR 15784 estabelece os critérios para o controle de qualidade dos produtos químicos utilizados em sistemas de tratamento de água para consumo humano e os limites das impurezas nas dosagens máximas de uso indicadas pelo fornecedor do produto. “A revisão tem como objetivo a atualização da portaria de portabilidade vigente, tornando a descrição do processo mais completa, didática, gerando maior clareza na NBR 15.784. Trata-se da proteção à saúde humana, não é uma norma de especificação ou desempenho do produto”, pontuou.

A coordenadora da Câmara, Vasti Ribeiro, encerrou o evento reforçando a importância das atividades realizadas e idealizadas pela CTCQ para a construção da inovação na área. “Agradecemos a participação de todos neste importante encontro. A palestra sobre as inovações dos requisitos da norma foi fundamental para aprofundarmos o tema. A CTCQ é sempre um espaço para aprimorarmos as nossas ideias e visões sobre os processos dentro do setor”, concluiu.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores