Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Aesbe realiza palestra sobre Planos de Segurança da Água

Por Michelle Dioum, com orientação de Rhayana Araújo

 Na tarde desta quinta-feira (9), a Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou uma palestra por videoconferência com o tema “Proposta de Metodologia Simplificada de Implementação dos Planos de Segurança da Água”, ministrada pelo gerente de Departamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), André Luís Góis Rodrigues.

A palestra foi realizada no terceiro evento técnico de 2022, da CTCQ, por meio do GT (6) – Plano de Segurança da Água, sob gestão de Aires Antonio Horta, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e Valderice Pereira Alves, da Companhia Pernambucana de Saneamento. Participaram do encontro 40 pessoas de 16 Companhias Estaduais de Saneamento, além do secretário executivo da Aesbe, Sergio Antonio Gonçalves.

“A Aesbe está aqui para apoiar tudo que é feito pelas Câmaras Técnicas, todo o nosso respaldo técnico é feito por vocês das Câmaras, faço questão disso sempre. A Aesbe está sempre disponível para todos vocês das Câmaras e para o que precisarem”, ressaltou Sergio na abertura do evento.

A coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani, reforçou a importância do papel exercido pela Aesbe e da relevância existente no trabalho executado pela Câmara Técnica de Qualidade, ao tratar de assuntos referentes ao controle de qualidade de água para consumo humano.

“O nosso objetivo é continuar alavancando nossos trabalhos e desejamos todo o sucesso para a nova gestão da Aesbe, continuem contando conosco para o desenvolvimento desse setor tão importante que é o saneamento. Agradeço a presença de todos nesse encontro”, afirmou Vasti.

O palestrante André Luís Góis Rodrigues falou sobre o Plano de Segurança da Água (PSA), que é uma ferramenta metodológica de avaliação e gestão riscos à saúde e propõe procedimentos desenvolvidos em todas as etapas do abastecimento de água, desde a fonte de captação até a residência do consumidor. “Para empresas grandes, como as estatais, vários módulos exigidos no PSA já são executados”, pontou André Luis Góis.

Sobre a CTCQ

A Câmara Técnica de Controle da Qualidade foi criada no início de 2001, como um pequeno grupo formado por convocação da Aesbe, por ocasião da revisão da Portaria 36. Pelo contínuo e sério trabalho realizado, em 2003 foi institucionalizada a criação da Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ). Desde então, graças ao empenho, dinâmica, comprometimento e forma de organização dos seus integrantes, a CTCQ conseguiu universalizar a abrangência de participação no âmbito das associadas e se fortalecer em solidariedade, conhecimento e unidade como grupo.

Essas características se tornaram fundamentais para que a representação desta CTCQ fosse buscada e reconhecida em sua importância por agentes externos, tal como o Ministério da Saúde, para discussões relevantes do setor, como à revisão continuada da Portaria de Potabilidade de Água.

Atualmente, com quase duas décadas de existência, a CTCQ encontra-se organizada em oito Grupos Técnicos dedicados a assuntos de interesse para a área de atuação e três grupos estratégicos com vistas a guarda do memorial histórico e do bom senso na condução e decisão em assuntos fundamentais para a continuidade e bom desempenho dos trabalhos desta câmara.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores