Cagece visita experiências de dessalinização e reúso em Israel

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e uma comissão da companhia estiveram, nesta semana, em Israel, país referência em tratamento de água e reúso de efluentes. A comitiva visitou equipamentos da Companhia Nacional de Águas, a Mekorot (Israel National Water Co.), com o objetivo de trazer as experiências para o Ceará, onde a Cagece já desenvolve estudos na área de reúso e lançou, recentemente, um edital público no qual as empresas interessadas em elaborar a planta de dessalinização devem se manifestar no próximo dia 09 de outubro.

Em Israel, os representantes da Cagece conheceram uma planta de dessalinização localizada na cidade de Sorek. Segundo Neuri, a planta do Ceará deverá seguir o mesmo modelo: ”Conhecemos o processo completo e percorremos todas as instalações da planta. É um projeto bem parecido com o que nós queremos implantar no Ceará”. Quando estiver pronta, a planta no Ceará deverá injetar 1 m³/segundo de água no sistema integrado de Fortaleza, aumentando a oferta em 12%.

Já na área de reutilização, a comitiva visitou uma planta de reúso de efluentes, na qual a água do esgoto é tratada e injetada novamente no solo para ser reaproveitada na agricultura por meio de captação de poços. Nesse processo, 80% do esgoto produzido é tratado e reaproveitado.

Durante a viagem, a comitiva da Cagece também marcou presença na Water Israel 2017, uma feira internacional de tecnologia e tratamento de água e efluentes, que aconteceu de 12 a 14 deste mês, na cidade Tel Aviv.

Saiba Mais
O Edital de Chamamento Público de Manifestação de Interesse para elaboração dos estudos e projetos de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza está disponível no site da Cagece (www.cagece.com.br).

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores