Caesb planeja contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento Alemão KfW

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu a diretoria do Banco Alemão KfW com o objetivo de elaborar o Programa de Financiamento junto à instituição.  O encontro ocorreu no mês de fevereiro, em Brasília (DF), e contou com a participação do presidente da Caesb, Pedro Cardoso; da diretora do Banco Alemão KfW para a América Latina e o Caribe, Claudia Arce; de Saskia Berling, diretora do KfW no Brasil; da coordenadora de Projetos, Agatha Conde; além de outros integrantes da diretoria da companhia.

O Programa de Financiamento proposto pela Caesb investirá recursos na otimização dos processos nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), no aumento da eficiência energética de unidades operacionais de esgoto e na geração de ações para o programa de gestão e redução de perdas de água. As iniciativas do programa colaborarão para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa GEE, o que contribuirá para a mitigação dos impactos negativos de mudanças climáticas.

De acordo com o presidente da Caesb, Pedro Cardoso, essa operação de crédito é fundamental e estratégica para a realização dos investimentos previsto no planejamento da companhia. O encerramento da oferta indicativa juntamente com a finalização da minuta de contrato, instrumentos que descrevem as condições da operação de crédito, farão com que a Caesb obtenha as garantias exigidas para a efetivação do acordo.

O KfW colabora com o  Governo Federal Alemão há mais de 50 anos, com o objetivo de ampliar ações na política de desenvolvimento. O banco está presente em 66 países e realiza projetos de desenvolvimento na África Subsaariana, no Norte de África, no Próximo Oriente, na Ásia, na América Latina e no Sudeste europeu.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores