Caema encerra as atividades em alusão ao Dia Mundial da Água

Com informações de Caema

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) encerrou, nesta quarta-feira (23), as atividades da XVI Semana de Proteção e Preservação das Águas Doces, evento em alusão ao Dia Mundial da Água, data celebrada no dia 22 de março.

Na ocasião, foram ministradas palestras com os seguintes temas: “Água subterrâneas: tornando o invisível visível”, apresentada pela engenheira ambiental da CAEMA, Meagan Leal. A engenheira ambiental destacou pontos relevantes sobre o tema proposto. “O objetivo dessa palestra foi dar visibilidade aos aquíferos e lençóis freáticos, já que eles, depois dos mananciais superficiais, são importantes fontes de abastecimento. Apresentamos as particularidades de cada um, fragilidades, quais pontos de contaminação, como devem ser monitorados”, comentou ela.  

A especialista em Gestão de Cidades da CAEMA, Suely Gonçalves, deu sequência à apresentação ministrando uma palestra sobre “A Regionalização do Saneamento no Maranhão”.  “As Leis Federais -como o Novo Marco Legal do Saneamento- possuem uma série de exigências que devem ser cumpridas pelas Companhias de Saneamento Estaduais. Instituir microrregiões de saneamento básico do Maranhão é uma das medidas para que possamos alcançar as metas de universalização dos serviços de água e esgoto previstas no novo Marco Legal do Saneamento”, destacou Suely Gonçalves durante a palestra.

Exposição

O evento contou com a exposição de obras literárias de autoria de servidores da CAEMA. Na mostra, que ocorreu no hall de entrada da empresa, as pessoas puderam ter acesso a importantes obras sobre a história do saneamento no Maranhão. O evento foi encerrado com atração musical, promovida pela colaboradora Carliane Martins e Joãozinho do Cavaco.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores