Por Folha de São Paulo

7.dez.2021 

Concessões menores e distantes de grandes centros tiveram mais interessados

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que trabalha na montagem de novos leilões para concessão de serviços de saneamento básico, aposta que a decisão do Supremo Tribunal Federal que validou o novo marco legal do setor fará aumentar a competição entre empresas interessadas em investir na área.

Os seis leilões coordenados pelo BNDES até agora atraíram a participação de 30 empresas. O estado do Amapá e a região metropolitana de Maceió (AL) receberam número maior de interessados do que os três blocos de municípios do Rio de Janeiro oferecidos ao setor privado neste ano.

Os consórcios que disputaram a concessão da região metropolitana de Maceió reuniram 15 empresas. Em Cariacica (ES), o leilão teve 15 participantes também. No Amapá, 13 empresas apresentaram propostas. Os blocos do Rio de Janeiro atraíram entre 5 e 9 companhias.

No próximo ano, o BNDES espera avançar com projetos para concessão de serviços em Porto Alegre (RS) e no Ceará. O banco também apoia a privatização da Corsan, companhia estadual de saneamento básico que o Rio Grande do Sul decidiu colocar à venda. O leilão está previsto para o início de 2023.

com Ricardo Balthazar (interno), Andressa Motter e Ana Paula Branco