Aesbe se reúne com ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e firma apoio para atuação conjunta em prol do saneamento

Nesta segunda-feira (25), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, recebeu representantes da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em seu gabinete para tratar de assuntos estratégicos em prol da universalização do saneamento. Dentre os pleitos apresentados e solicitados pela entidade no encontro, está a assinatura de um Termo de Cooperação com o Ministério, proposta que foi aprovada pela ministra e encaminhada para celebração e efetivação em breve.

Além disso, também foi encaminhada, na reunião, a realização de dois eventos conjuntos entre a Aesbe e o MCTI, um no Nordeste e outro no Norte, para incentivar as companhias associadas à Aesbe dessas regiões a submeterem propostas nos projetos da Finep.

Representaram a Aesbe na reunião: Luís Antônio Reis, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Sergio Antonio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe; Fuad Moura, secretário da Câmara Técnica de Inovação (CTI) da Aesbe e superintendente de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb; e Flávio Patrício, consultor da Aesbe. Pelo MCTI, além da ministra, participaram da reunião: Osório Coelho, diretor de Programas de Inovação (DPIN) do Ministério; e Rubens Diniz, chefe de Gabinete da ministra.

Um dos pontos focais foi o debate acerca da universalização do saneamento, a qual tem grande impacto na produtividade da economia, chegando a beneficiar em mais de R$1 trilhão em benefícios socioeconômicos totais para o Brasil. A Aesbe ainda reiterou que essa universalização consta como métrica nas metas do Programa Nova Indústria Brasil (NIB).

A Ministra recebeu as propostas da Aesbe e assegurou a importância do saneamento para o desenvolvimento do país. “Nós queremos, sim, contar com vocês, porque vocês são quem colocam a mão na massa, que estãodiretamente em diálogo com a pesquisa de desenvolvimento. Então, essa liga é um papel precípuo do nosso Ministério, é fazer a liga do que é produzido com a execução daquela inteligência, daquela produção científica e tecnológica. É esse o caminho”, afirma a Ministra.

Durante o encontro, Fuad Moura, secretário da CTI da Aesbe apresentou o planejamento e produtos do programa de inovação que estão em debate na Câmara, de modo que possa convergir com ações do Ministério.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores