Aesbe realiza encontro e debate a Resolução sobre o Reúso de Água, do CNRH, nesta quinta-feira (13)

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

Na manhã desta quinta-feira (13), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou um encontro com o objetivo de debater a Resolução sobre o Reúso de Água, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). A reunião ocorreu por videoconferência e contou com a presença de integrantes da Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ) e da Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA), além da apresentação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), feita por Ana Szajubok, sobre o tema. Participaram do encontro 50 pessoas de 16 Companhias Estaduais de Saneamento.

A palestrante Ana Szajubok contextualizou, por meio da apresentação, a proposta de resolução, especificando o reúso direto não potável e explicando as resoluções nº121, 16 de dezembro de 2010, e nº54, de 28 de novembro de 2005, do CNRH, que estabelecem diretrizes e critérios para a prática e reúso direto não potável de água na modalidade agrícola e florestal e dá outras providências.

A proposta visa recomendar parâmetros mínimos de qualidade para cada modalidade de reúso. “O grande foco da discussão é a tabela dos parâmetros dos padrões de qualidade. Quando discutimos esses parâmetros colocados pela Universidade de São Paulo (USP), eles são baseados em estudos de análises de riscos e perigos. Os parâmetros microbiológicos estão atendendo e há uma harmonização. No caso do RAS, há uma observação sobre a necessidade do desenvolvimento de um estudo. O espírito dessa legislação não é esgotar e trazer profundidades, é simplificar para produzir linhas mestras”, ressaltou.

As próximas reuniões do CNRH e da Câmara Técnica de Educação, Informação, Ciência e Tecnologia (CTECT) ocorrem nos dias 14 de outubro e 16 de novembro. A Consulta Pública “Participa Mais Brasil” estará disponível no dia 17 de outubro até 06 de novembro.

– Acesse a Proposta de Resolução consolidada sobre reúso de água não potável, Clique Aqui.

– Acesse a Análise de parâmetros mínimos de reúso, Clique Aqui.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores