Aesbe promove primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Responsabilidade Social, nesta terça-feira (31)

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Nesta terça-feira (31), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) promoveu a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Responsabilidade Social, criado no âmbito da Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA), por videoconferência. A reunião teve como objetivo a apresentação dos integrantes do GT; a discussão sobre o cronograma de atividades do grupo; o debate das proposições de encaminhamento; e a exposição das ações sociais realizadas na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Participaram do encontro 17 pessoas de 14 Companhias Estaduais de Saneamento.

O GT de Responsabilidade Social possui o objetivo de realizar o benchmarking entre as empresas de saneamento e compartilhar, por meio da troca de experiências, ações inovadoras realizadas na área socioambiental do setor.  Laiana Nascimento, Mobilização Social da Compesa, e Luciana Barbosa Silveira, gerente da Unidade de Responsabilidade Social da Copasa, coordenadoras do GT de Responsabilidade Social, discorreram sobre as ações sociais realizadas por suas companhias.

De acordo com Laiana, a Compesa possui a participação comunitária, educação ambiental e comunicação como Eixos da Mobilização Social. Essa divisão é utilizada para gerenciar com maior eficácia os processos de responsabilidade social dentro da empresa. “Reforço a importância da participação de todas as companhias de saneamento para discussões acerca da temática, considerando ainda que temos um logo desafio pela frente, que é o Novo Marco do Saneamento, onde é imprescindível o avanço nas discussões de responsabilidade social”, salientou.

Segundo Luciana Barbosa, a Copasa possui em seu core business o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (Água potável e Saneamento) no centro. A empresa desenvolve diversas ações que tem como objetivo a proteção dos mananciais; o desenvolvimento de crianças e adolescentes; a inovação no atendimento ao cliente; e a busca pela equidade de gênero.

Os integrantes do GT definiram como foco a  produção de manuais sobre as boas práticas ambientais em desenvolvimento no saneamento nacional e a elaboração de um plano de trabalho. O encontro presencial do GT de Responsabilidade Social será realizado, possivelmente, entre 25 e 26 de maio de 2023, em Belo Horizonte, na sede da Copasa, e o próximo encontro virtual do GT ocorrerá no dia 28 de fevereiro de 2023. 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores