Aesbe lança edição 47 da Revista Sanear com destaque para o saneamento e direito à cidade

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) lança nesta segunda-feira (8) a 47ª edição da Sanear, com foco na visão de especialistas acerca dos investimentos em infraestruturas e políticas públicas, as quais são fundamentais para garantir o acesso universal ao saneamento e ao direito à cidade para toda a população. Considerada uma das publicações mais importantes do setor, a Revista Sanear está disponível de forma online, clique aqui e acesse.

Nesta 47ª edição, o presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, compartilha os desafios e perspectivas para 2033, ano da universalização do saneamento. Segundo o presidente, a universalização dos serviços de saneamento até 2033 é um desafio complexo, que requer o engajamento e a colaboração de diversos atores, incluindo governos, setor privado, sociedade civil e organismos internacionais.

A reportagem de capa aborda o foco no saneamento e direito à cidade: o aspecto urbanístico em destaque, trazendo o desenvolvimento urbano sustentável como pauta, reiterando que é necessária uma abordagem integrada, que considere não apenas o aspecto sanitário, mas também o planejamento das áreas e a gestão dos recursos naturais. A matéria conta com a opinião de especialistas em infraestruturas.

Além disso, a edição traz uma entrevista exclusiva com José Fernando Gomes Júnior, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e vice-presidente Regional Norte da Aesbe. Ele falou com a Sanear sobre as expectativas para COP30, marcada para 2025 na capital paraense.

Ainda traz destaque para os 40 anos da Aesbe e o Seminário Nacional Universalizar, que acontece de 12 a 14 de novembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

No “Espaço Câmara Técnicas”, foi dado destaque a criação da Câmara Técnica de Parcerias para ampliar as análises sobre Parcerias Público-Privadas e concessões no saneamento nacional, feita pela a Aesbe. Essa instalação representa um passo significativo no avanço das discussões sobre PPPs e concessões, elementos cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento do setor de saneamento no Brasil.

Com um artigo especial, foi contada a história dos 25 anos da Associação Brasileira de Tecnologias Não-Destrutivas (ABRATT), considerando uma trajetória de tecnologia e sustentabilidade em prol do saneamento básico. Outro artigo destacou o tratamento dado ao chorume, a leitura é assinada por Walter Plácido e Luís Marinheiro.

No espaço das associadas, estão presentes a AGESPISA – Águas e Esgotos do Piauí; CAERD – Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia; CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte; CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba; CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; CESAN – Companhia Espírito-santense de Saneamento; COSAMA – Companhia de Saneamento do Amazonas; EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento; SANEAGO – Saneamento de Goiás e SANESUL – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.

Na aba “Curiosidades”, é apresentado a origem do Dia Mundial da Água. Por fim, a revista traz a opinião de Sergio Antonio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe, sobre os 10 anos para universalização e o que é necessário ser feito.

Leia a edição 47 da Revista Sanear e confira as novidades do setor!

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores