Aesbe integra a primeira edição do Congresso CONAMP Mulher, em Brasília – DF

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) integrou o primeiro dia de programação do Congresso CONAMP Mulher. O evento é realizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), com apoio institucional da Aesbe, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília – DF. Neste primeiro dia de atividades, o congresso contou com a participação de Ariana Garcia, procuradora Geral da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), compondo o “Painel Especial Saúde da Mulher e Saneamento Básico – O Papel do Ministério Público na Efetivação do Novo Marco Legal do Saneamento”, e de Antonio Lima Jr., assessor Jurídico da Aesbe. A abertura solene foi realizada pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a presença de Raquel Dodge, Subprocuradora-Geral da República, e líderes de destaque do setor jurídico e de saneamento.

A procuradora Geral da Saneago, Ariana Garcia, destacou a importância da realização da primeira edição do Congresso CONAMP Mulher para estimular a busca de soluções pensadas conjuntamente para o desenvolvimento do saneamento nacional.

“A primeira edição do CONAMP MULHER teve um painel discutindo o saneamento básico por meio de perspectivas de vários atores, focando o impacto da ausência do serviço na vida de mulheres e demais usuários menos favorecidos. Essa iniciativa é importante para o debate sobre o tema e para a busca de soluções pensadas em conjunto”, salientou.

De acordo com Ariana Garcia, o evento oportuniza a troca e o compartilhamento de experiências. “Por essa razão, fiz questão de representar a Aesbe, e agradeço a indicação. Nesta oportunidade, pude compartilhar de forma pragmática minha experiência como advogada do setor e minhas leituras crítico-positivas para a universalização e o papel esperado pelo Ministério Público”, pontuou.

A discussão reuniu líderes de destaque do setor jurídico e de saneamento. Os especialistas trouxeram à mesa a importância da inovação em suas áreas de atuação, ressaltando as ações fundamentais para enfrentar os desafios complexos do setor de saneamento brasileiro.

O painel teve como presidente de mesa o Dr. Cesar Bechara Nader Mattar Jr., Procurador-Geral de Justiça do Pará e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG); como relatora, a Dra. Ana Teresa Silva de Freitas, do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); e contou com a participação de Sandra Kish, procuradora Regional da República, do Ministério Público Federal (MPF); Luana Pretto, presidente do Tratta Brasil; e Lucilaine Medeiros, diretora Jurídica da AEGEA.

Confira a programação completa do Congresso CONAMP Mulher, clique AQUI.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores