Aesbe completa 38 anos de idade neste 27 de dezembro

Por Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe 

A maior entidade representativa do setor de saneamento completa 38 anos de existência nesta terça-feira, 27 de dezembro. As 26 companhias que compõem a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) atuam em mais de 4 mil municípios brasileiros, atendendo quase 75% da população urbana brasileira com abastecimento de água e um pouco mais de 60% com esgotamento sanitário.

Fundada no dia 27 de dezembro de 1984, nesses 38 anos a associação sempre atuou em prol dos interesses das suas associadas e, em conjunto com elas, busca pela universalização do acesso ao saneamento básico.

Além disso, promove o contínuo aperfeiçoamento técnico mediante o intercâmbio de ideias e experiências, elaboração e divulgação estudos e trabalhos diversos e manutenção de relações e parcerias com associações congêneres nacionais e internacionais.  

Nesses 38 anos, a Aesbe mantém uma posição histórica de contribuir com o poder público para o estabelecimento e implementação de políticas públicas que permitam a ampliação e a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Por isso, enviou ao Grupo de Trabalho (GT) de Cidades, da equipe de transição do Governo Lula, proposições que buscam melhorias no setor de saneamento. Boa parte das propostas foram acatadas e inseridas no Relatório do GT.

O atual momento é de transformações no saneamento brasileiro e a Aesbe, como entidade representativa da maior parte dos prestadores de serviços de saneamento no país, possui um papel fundamental no progresso das ações desenvolvidas para a universalização.

“A Aesbe continuará a trabalhar com o poder público para fomentar políticas públicas que contribuam para o melhor funcionamento das companhias estaduais e para a expansão da distribuição de água e da coleta e tratamento de esgoto. Pois, universalizar é a nossa missão”, afirma o presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas.

Vida longa à entidade representativa da maior parte dos prestadores de serviços de saneamento no país!

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores