Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Aesbe realiza seminário virtual nesta quinta-feira

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

Na manhã desta quinta-feira (11), a Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizou um seminário de Exposições pelos Fornecedores Merck, Carvalhaes, Policontrol e Pensalab, com a apresentação de diversas palestras técnicas. O seminário online reuniu 71 pessoas de 18 Companhias Estaduais de Saneamento.

Este é o quarto evento de 2022 da CTCQ e foi desenvolvido por meio do GT (7) – Grupo De Inovação Tecnológica e Interface com Fornecedores, sob gestão de Juciane Motta, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); Keyle Monteiro, da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e Nilton Matos, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

A palestra de abertura teve como tema a Análise de Metais do Campo ao Reconhecimento junto ao ISO 17025 e foi apresentada por Diego Araujo, especialista de Produto – Espectrofotometria e titulação.  O segundo tema do evento foi a Acreditação INMETRO NBR/ISO 17025 do Analisador de Coliformes Online, ministrada por Marco Antonio, da empresa Carvalhaes. A terceira palestra do seminário abordou as Técnicas e sensores para análise de orgânicos, trialometanos, ácidos haloaceticos, nitritos, nitratos, surfactantes em sistemas de tratamento de águas e efluentes, dissertada por Raphael Costa, da Policontrol. O tema de encerramento tratou da Instrumentação Analítica para Automação de Ensaios de Laboratório, desenvolvida pela empresa Pensalab e apresentada por Mariana Carnielli.

A coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani, ressaltou que é fundamental a troca de experiências para encontrar novas soluções para os desafios do setor. “Outros eventos como esse vão acontecer, a gente sabe a importância dessa troca para solucionar os nossos desafios. Agradeço e parabenizo todos os participantes e a operacionalização feita pelo GT (7)”, afirmou a coordenadora.

O próximo evento da CTCQ será realizado em setembro (dia 15), por meio do GT (2), responsável pelo Controle de Qualidade de Produtos Químicos.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores