Ministério do Desenvolvimento terá estratégia para captação de ‘títulos verdes’

Valor Econômico
01/09/2020

Por Rafael Bitencourt

Acordo com entidade certificadora deve ajudar emissão para projetos nas áreas de recursos hídricos e urbanização

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse nesta terça-feira que definirá, até dezembro, um “plano de trabalho” para indicar um cronograma e como será a captação de títulos verdes – os “green bonds” – nos projetos geridos nas áreas de recursos hídricos e urbanização, entre outros. Hoje, o ministro assinou um memorando de entendimento com a Climate Bonds Initiative (CBI), entidade que certifica empreendimentos e investidores para fazer a emissão de títulos verdes.

Em solenidade transmitida pela internet, Marinho disse que seu objetivo é formatar a carteira de projetos com “forte viés” de sustentabilidade ambiental. “Essa certificação vai permitir que os nossos parceiros possam atrair investidores que tenham essa responsabilidade”, afirmou.

Marinho ressaltou que o Brasil tem interesse de “aprofundar” o trabalho de acesso destes recursos no mercado de capitais, porque conta com a legislação “mais avançada do mundo”, o que inclui o Código Florestal, e o maior grau de preservação, com “mais de 60% do território”.

A diretora-executiva da CBI, Justine Leigh-Bell, ressaltou que a preocupação com as mudanças climáticas intensificará o crescimento e a diversificação dos mecanismos de financiamento de projetos baseados na economia de baixo carbono. Segundo ela, a oferta de recursos no mercado global deve alcançar valores na casa de trilhões de dólares e deve beneficiar principalmente países como o Brasil, que exerce liderança na área ambiental e ainda oferece oportunidades de certificar empreendimentos dos segmentos de transportes, saneamento, energia e agricultura.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?