Água+Acesso pretende ampliar sua atuação em 2019 para mais 33 mil brasileiros

Folha de São Paulo

9.jan.2019 às 14h00

Cerca de 40 mil pessoas de cem comunidades em áreas rurais do Brasil terminaram 2018 com maior acesso à água segura.

Os principais desafios para esse alcance, principalmente no Norte e Nordeste, são tratamento de água salobra, alta carga carga de contaminação orgânica e metais pesados, assim como soluções de saneamento ou acesso à energia para bombeamento de água em áreas isoladas.

Para atingir essa população, que se concentra em sua maioria (85%) no Nordeste e outra parte importante no Norte (10%), foram investidos R$ 8 milhões pela Coca-Cola na aliança Água+Acesso.

Por meio de seu instituto, a multinacional faz parte da iniciativa ao lado de organizações sociais, como o Projeto Saúde e Alegria, que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

O objetivo este ano é beneficiar mais 33 mil brasileiros, totalizando 73 mil pessoas em 190 comunidades atendidas. Em 2019, a aliança prevê ainda o fortalecimento e disseminação dos modelos de gestão comunitária, ampliação das parcerias e dos esforços para dar visibilidade ao tema, além de contribuir com políticas públicas relacionadas ao tema.

Além de Norte e Nordeste, a iniciativa atua em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha em projeto realizado pelo CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), do vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2007, Tião Rocha, e no Espírito Santo.

A Aliança Água+Acesso foi criada em 2017. Além do Instituto Iguá e do Instituto Coca-Cola Brasil, coinvestidores, integram a iniciativa Fundação Avina, World-Transforming Technologies (WTT) e Instituto Trata Brasil (apoio), além de organizações sociais com atuação em comunidades nas regiões atendidas: Sisar, Central de Associações, Projeto Saúde e Alegria, Fundação Amazonas Sustentável, Cáritas de Pesqueira, Abes, Asproc e CPCD.