No Amapá, serviços permitiram aumento na capacidade de produção, além de melhorar a qualidade do produto que chega às torneiras

Manter o diálogo com as prefeituras dos municípios amapaenses é um dos compromissos do Governo do Amapá. Nesta segunda-feira, o chefe do Poder Executivo estadual, Waldez Góes, acompanhado de sua equipe, reuniu-se com a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda Garcia, para discutir parcerias e prioridades da cidade, localizada a 590 km da capital amapaense. O encontro ocorreu no Palácio do Setentrião.

Em setembro de 2017, Góes visitou a cidade de 25.600 habitantes e anunciou investimentos em setores como saúde, educação e infraestrutura, além de assinar um convênio com a prefeitura para a limpeza urbana do município. A prefeita de Oiapoque pontuou que “esta reunião é parte de um diálogo contínuo existente entre governo do Amapá e prefeitura e é uma oportunidade de discutir e obter informações com diferentes pastas”.

Durante o encontro, o Governo do Amapá anunciou que o município será contemplado com obras de mobilidade urbana, que devem iniciar em junho de 2018, durante o próximo verão. Ao todo, 17 km de extensão serão contemplados com os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, ciclovia, além de sinalização horizontal e vertical. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e pelo Departamento Estadual de Trânsito no Amapá (Detran). Os investimentos são necessários para garantir melhorias no trânsito da cidade, cujo fluxo de automóveis cresceu 20% desde a inauguração da Ponte Binacional na fronteira entre Oiapoque e Saint Georges, na Guiana Francesa.

Outro assunto debatido durante o encontro foi o fortalecimento da parceria entre governo estadual e prefeitura para a expansão da agricultura de Oiapoque. Durante o mês de setembro, o município recebeu máquinas e equipamentos para melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais, adquiridos através de um convênio entre os governos estadual e federal. Os aparelhos permitem o aumento da área plantada e do cultivo, o que resulta em maior geração de renda, fomentando a economia do município.

O próximo passo será acompanhar os agricultores por meio de palestras e instruções como o ensino da preparação do solo. Este trabalho será desenvolvido por meio de uma parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Prefeitura de Oiapoque, com apoio de outras instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Nós já temos os equipamentos agrícolas, que são ferramentas fundamentais, agora precisamos fortalecer o acompanhamento técnico para atender os produtores da melhor forma possível”, ressaltou Waldez Góes. A ação será desenvolvida inicialmente em localidades com maior número de assentados e de produtores.

Cidadania
Os investimentos do Governo do Estado em Oiapoque também se estendem à cidadania. Durante o encontro, a diretora do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) Super Fácil, Luzia Grunho, explicou que a atuação do órgão em Oiapoque vem se tornando mais ágil e abrangente.

Durante o próximo mês de novembro, serão implantados no local guichês do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), do Instinto Nacional do Seguro Social (INSS), do Detran, da Receita Estadual. O funcionamento destes espaços permitirá que a população tenha acesso a todos os serviços oferecidos pelos órgãos.

“Além de mais amplos, os serviços do Super Fácil em Oiapoque ganharam maior agilidade. Antigamente era necessário esperar um mês para se obter uma via da Carteira de Identidade, a partir da próxima semana serão apenas oito dias”, explicou a diretora.

Saúde
Outro assunto debatido durante o encontro foi a saúde pública em Oiapoque que vem sendo beneficiada pela parceria entre governo estadual e prefeitura. Recentemente, o Hospital Estadual de Oiapoque passou a utilizar um poço de 75 metros de profundidade que encerrou o problema de abastecimento de água na unidade, que também foi beneficiada com equipamentos novos, berços infantis, três cadeiras de rodas, um monitor multiparamétrico, duas seladoras cirúrgicas e uma mesa cirúrgica.
Outro investimento está sendo feito no setor de lavanderia, com a construção de uma ala para ampliar o serviço na unidade.

Água e esgoto
Outra medida abordada durante a reunião foi a ampliação da rede de água do município por meio do Termo de Compromisso assinado entre governo do Estado e Prefeitura de Oiapoque. Para garantir a iniciativa, há um recurso de R$ 14 milhões, oriundos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A equipe técnica da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) auxiliará a elaboração do projeto executivo da obra, posteriormente, a Prefeitura de Oiapoque poderá captar o recurso e abrir processo licitatório de contratação do projeto.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores