Sistema de Abastecimento de Água beneficia moradores de Belágua (MA)

No município, foram executadas obras que permitissem estruturar um sistema capaz de atender aos mais de 7 mil habitantes.

A cidade de Belágua (MA) recebeu, no último dia 8, um Sistema de Abastecimento de Água, construído pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). O Sistema faz parte das ações do Plano Mais IDH, que pretende mudar a realidade dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano no estado, proporcionando benefícios como o do fornecimento de água tratada.

No município, foram executadas obras que permitissem estruturar um sistema capaz de atender aos mais de 7 mil habitantes. Para tanto, foi executada a perfuração de um poço de grande vazão no Conjunto Alvorada. O poço vai operar juntamente com outros 05 poços já existentes, que também passaram por manutenção, de forma que eles possam atender a padrões exigidos pela Companhia. Além disso, foi construído um grande reservatório metálico com capacidade de reservação de 100 mil litros.

“Todos estes ligam-se a outros passos que já foram concluídos e que são de suma importância para que a água seja distribuída de maneira satisfatória nas torneiras dos consumidores, com vazão adequada. Deste modo, foi realizada ainda a expansão da rede já existente, com aumento de 672 novas ligações, ou seja, mais pessoas recebendo água tratada, saúde e dignidade”, pontuou o Diretor de Operações, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula.

O investimento total para atender a população de modo eficiente alcança foi de pouco mais de R$1,5 milhão. As intervenções estratégicas realizadas pela CAEMA têm impacto imediato e garantem atendimento e segurança hídrica ao município de Belágua até o ano de 2045, levados em consideração aspectos socioeconômicos e previsão técnica de crescimento populacional.

Kits Sanitários
Além da implantação e estruturação do Sistema de Abastecimento de Água, a cidade de Belágua está sendo beneficiada com a construção de kits sanitários. Os Kits Sanitários fazem parte também do Plano Mais IDH, para reduzir os índices negativos de banheiros exclusivos existentes no estado. Estão sendo investidos R$ 60 milhões para que sejam construídos, ao todo, 6 mil banheiros, fazendo com que o Maranhão saia de um atraso histórico.

Atualmente, equipes de assistência social da CAEMA estão visitando os moradores beneficiados. Segundo Mayra Milane, Coordenadora Socioambiental da Companhia, a importância deste trabalho está relacionada ao entendimento da necessidade dos beneficiados, bem como o esclarecimento e repasse de informações sobre conservação, higiene pessoal e uso consciente da água. “Nós estamos levando estas informações tanto às famílias que ainda receberão seus banheiros, quanto para aqueles que já estão fazendo uso deles”, explica ela.

Belágua, assim como os outros 29 municípios que integram o plano de ação Mais IDH, receberá 200 unidades de kits sanitários.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores