O que são debêntures? Saiba como funcionam as aplicações

E-INVESTIDOR/ Estadão
Por Aléxis Cerqueira Góis
29/09/2021

É possível investir em empresas sabendo previamente qual será o rendimento da aplicação por meio de debênture

A debênture é uma aplicação não muito conhecida pelos investidores médios, mas representa um volume importante de investimentos relacionados ao mercado financeiro no Brasil. O papel oferece um rendimento mais atrativo do que os títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras.

Dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) apontam que, nos últimos seis anos, as debêntures movimentaram no Brasil praticamente o dobro da soma de aplicações de renda fixa relacionadas a empresas, como CRI, CRA e FIDC.

Em 2020, a quantidade de recursos movimentados por debêntures, mais de R$ 120 bilhões, também foi superior aos R$ 90 bilhões levantados no mesmo período por papéis de renda variáveis ligados a aberturas iniciais de capital (IPOs) de empresas na bolsa de valores e de follow-ons de ações.

O que é debênture?

A debênture é um título emitido pelas sociedades controladas por ações para captação de recursos no mercado de capitais, com a finalidade de financiar projetos das empresas, alongamento do perfil de dívidas, obtenção de capital de giro, entre outros.

Da mesma forma que o Tesouro Direto representa um empréstimo de recursos ao governo federal e os CDBs simbolizam um capital emprestado aos bancos, a debênture equivale a uma dívida da companhia com o investidor e assegura a seus compradores uma remuneração combinada previamente.

Qual é a diferença entre debêntures e ações?

É muito fácil confundir as debêntures com as ações. Ambos os papéis são títulos de empresas negociados no mercado de capitais, mas as semelhanças já param por aí.

As debêntures são classificadas como investimentos de renda fixa, como os títulos públicos e a poupança. Isso quer dizer que as regras relacionadas a prazos e ao formato da remuneração são definidas no momento da aplicação. Quem investe em uma debênture já sabe por quanto tempo o recurso ficará aplicado e quais serão os juros recebidos.

 

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?