Vice-presidente Regional Sul da Aesbe, Claudio Stabile, integra Painel de Presidentes no Congresso da Abes

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

O vice-presidente Regional Sul da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, integrou o painel “J2 – Diálogo Setorial 11: Painel de Presidentes: Desafios e oportunidades” no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Claudio Stabile enfatizou o compromisso da Sanepar em utilizar de forma consciente e eficiente os recursos e benefícios adicionais que surgem dos processos que envolvem a gestão do saneamento na companhia.

“Nós mostramos que, além do cuidado com os nossos processos principais de água e esgoto, estamos muito atentos aos subprodutos que esses processos geram, como o biogás e o lodo de esgoto. Falamos bastante sobre a questão da eficiência energética, alguns números da própria companhia e investimentos, mostrando que podemos ir além do que entregamos hoje, com mais qualidade e eficiência”, destacou.

O presidente da Sanepar ressaltou a importância de tomar medidas responsáveis em relação ao meio ambiente e considerar o impacto social dos processos internos das empresas para toda a população. “Mesmo considerando tudo isso, buscamos proporcionar à população uma tarifa mais justa. Isso é muito importante, pois as pessoas devem ter condições de pagar sua tarifa, além de receber um serviço de qualidade e excelência. Nós trabalhamos olhando também para a questão ambiental, assim como social”, pontuou.

De acordo com o vice-presidente Regional Sul da Aesbe, em relação à governança interna da empresa, a integridade é um aspecto fundamental a ser preservado, visando evitar a alternância de políticas públicas relacionadas ao saneamento.

“Uma questão mais interna da companhia, no tocante à governança, é o ponto da integridade, que é um legado que nós queremos deixar para que não haja alternância de políticas públicas em relação ao saneamento, garantindo que a população seja sempre atendida com muita dignidade”, concluiu.

A temática “Painel de Presidentes: Desafios e oportunidades” reuniu líderes e presidentes de empresas do setor, com o objetivo de discutir os desafios e oportunidades do saneamento nacional. O debate proporcionou um espaço de análise sobre as possibilidades de crescimento do saneamento público e a ampliação de inovações dentro das empresas.

O painel contou com a moderação de Luiz Henrique Bucco, diretor Sul da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); e foi composto por Guilherme Augusto Duarte de Faria, presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Julio Teixeira, presidente da Companhia Saneamento Municipal (Cesama); e Aguinaldo Ballon, diretor-Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores