Últimos dias para pré-inscrições para o Águas Digitais, programa da Compesa

O programa, apoiado pelo Porto Digital, vai desenvolver ciclos de inovação aberta e estruturar a Companhia na obtenção de soluções inovadoras e superação de desafios no setor de saneamento

 

O Águas Digitais, programa de inovação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), junto ao Porto Digital, está com os últimos dias de pré-inscrição. O programa de inovação para o setor de saneamento tem como objetivo desenvolver soluções para aprimorar o atendimento ao público e os serviços de campo da Companhia. Os participantes futuramente selecionados contarão com a possibilidade de investimento total da Companhia estimado em R$1 milhão, além de mentorias especializadas em Design, Agile, Lean Startup e Business. A chamada para pré-inscrições segue aberta até esta quarta-feira, 8 de dezembro.

O Águas Digitais está aberto para startups, pesquisadores, empresas e institutos de ciência e tecnologia (ICT) submeterem as suas contribuições sobre os desafios da Compesa e suas possíveis soluções. O programa será implantado em Pernambuco, mas as inscrições estão abertas para todo o Brasil. As informações sobre cadastro, inscrições e os desafios do programa podem ser acessadas pelo site www.aguasdigitaiscompesa.com.br.

O programa pretende apoiar e estruturar a Companhia na obtenção de soluções inovadoras e na busca da superação de desafios, como parte do processo de transformação digital. Os desafios elencados pela Compesa estão divididos nas áreas temáticas de ‘Gestão de Ativos’, ‘Cadastro e Análise de Clientes’, ‘Gestão de Equipes de Campo’, ‘Análise da Qualidade da Água’ e ‘Otimização do abastecimento de água’. O Águas Digitais também prevê a ampliação do conceito de inovação nos diferentes níveis gerenciais, definir modelos para desenvolvimento de inovação e adotar métodos e ferramentas gerenciais aplicadas à inovação da Companhia.

Dentro do processo de inovação aberta, as empresas e profissionais engajados poderão receber investimento financeiro, consultorias e apoio corporativo para desenvolverem e customizarem projetos que se transformarão em mínimos produtos viáveis (MPVs), e, posteriormente, em produtos capazes de ganhar mercado.

Para a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a Companhia precisa de soluções cada vez mais criativas para enfrentar os desafios do saneamento em Pernambuco. “Essa parceria chega em um bom momento e esperamos colher muitos frutos que nos permitam continuar evoluindo na implantação de inovações tecnológicas na Compesa”, destaca.

“Atuar junto com a Compesa para encontrar e desenvolver soluções para os desafios diários da companhia é um grande passo para integrar de vez o ecossistema de inovação no aprimoramento de serviços públicos em Pernambuco. Contribuir com esse momento tão especial, em que a empresa completa 50 anos, aponta para a criação de um futuro cada vez melhor para a concessionária e os pernambucanos”, aponta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

O Águas Digitais é o terceiro programa de inovação aberta para o setor de saneamento no Brasil, sendo o primeiro a ser realizado no Norte/Nordeste e integra o momento de renovação vivido pela Compesa, que completa 50 anos em 2021.

Inovação aberta

Inovação aberta é um conceito de inovação que propõe a colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços. Ao invés de depender de uma equipe interna de pesquisa e desenvolvimento, na inovação aberta, a proposição e a construção das soluções para os desafios que afligem a organização são feitas por empresas e pessoas especializadas externas – o que garante mais diversidade, reduz o tempo entre desenvolvimento e operação, diminui os custos e gera novos mercados.

Sobre a Compesa 

Sociedade anônima de economia mista, com fins de utilidade pública, a Compesa está vinculada ao Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. É uma organização dotada de personalidade jurídica de direito privado, tendo o Estado como seu maior acionista. A Compesa foi fundada em 1971 com a missão de levar água e esgotamento sanitário aos pernambucanos.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT)

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores