Trilha do Santuário: Em Piraquara, opção de lazer para este fim de semana é a caminhada

Com um percurso fácil, de menos de um quilômetro, a partir do Reservatório do Carvalho, a Trilha do Santuário São Francisco é uma das mais bonitas trilhas que estarão abertas para visitação pública neste final de semana (10 e 11), nos Mananciais da Serra, em Piraquara. Na região de natureza preservada, junto à Serra do Mar e ao Parque Estadual do Marumbi, a Trilha parece iluminada de verde em dias de sol e, ao final, junto à fenda de uma grande rocha, pode-se observar a imagem de São Francisco de Assis. Considerado pelos católicos como o Padroeiro do Meio Ambiente, ele também é homenageado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
No final da caminhada, uma estátua homenageia São Francisco de Assis, Padroeiro do Meio Ambiente
A imagem do santo, conhecido pelo seu apreço aos animais e à natureza, foi instalada em 1981, em comemoração aos 800 anos de seu nascimento. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que fez a homenagem, não possui registros sobre o autor da obra. “Para acessar a Trilha do Santuário, é preciso passar por um caminho próximo ao Reservatório do Carvalho, parte do primeiro sistema de água para abastecimento público do Paraná, inaugurado em 1908. O que se sabe é que esse local, muito calmo e muito bonito, servia, mesmo antes da instalação da imagem, para a reunião de moradores dos Mananciais, que ali podiam fazer suas orações e meditações”, conta o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira.
Mananciais – Uma vez por mês, a região dos Mananciais da Serra recebe visitantes. O local permite a observação de uma natureza preservada: ar fresco e muito verde. Além da Trilha do Santuário São Francisco, é possível conhecer também a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha do Salto (percurso de 1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Também é possível conhecer as primeiras obras de saneamento no Estado do Paraná, iniciadas em 1904 e que foram utilizadas para abastecer com água tratada parte da capital e cidades vizinhas até 2014.
O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi. É necessário fazer um cadastro na entrada. Há estacionamento para os carros.
Passeios – O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva), e leve máquina fotográfica. É aconselhável levar lanche.
Curitiba – Uma réplica da mesma estátua de São Francisco de Assis que está na Trilha do Santuário foi instalada, em 2008, na sede da Sanepar, na Rua Engenheiros Rebouças, em Curitiba. A cópia foi feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo. “É sempre importante e gratificante a realização de uma obra que será compartilhada com mais pessoas. A imagem do São Francisco lá no Manancial da Serra me deixou muito emocionado. Aquele espaço é maravilhoso”, disse o artista. As estátuas foram feitas em cimento e as placas, na Trilha e na sede da empresa, mantém um passarinho e uma flor para lembrar o amor do santo à natureza.

Fonte: Gerência de Comunicação da Sanepar

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores