Agência de Notícias do Paraná
24/05/2021

Laboratórios modernos e uma estrutura descentralizada garantem a qualidade da água. No Estado, por ano, são realizadas cerca de 7,5 milhões de análises da qualidade da água nos laboratórios operacionais da Sanepar e em quatro grandes laboratórios centrais.

Antes de chegar às torneiras, a água da Sanepar passa por um rigoroso controle de qualidade. Somente para atender os moradores da cidade e distritos de Guaíra são feitas mensalmente 555 análises na água in natura, no final do processo de tratamento e na rede de distribuição.

Em Guaíra, a dona de casa Jaqueline Pelissaro Gazolla diz que ela e a família sempre tomaram água da torneira. Moradora do município há 34 anos, Jaqueline afirma que não sente diferença entre a água da torneira e a comprada em galão. “Confiamos no trabalho, no tratamento da Sanepar, e nessa água que a gente compra nem sempre sabemos se passou por tratamento adequado ou não, por isso a gente só toma água da torneira”, afirma.

No Estado, por ano, são realizados cerca de 7,5 milhões de análises da qualidade da água nos laboratórios operacionais da Sanepar e em quatro grandes laboratórios centrais. Essa estrutura de laboratórios funciona 24 horas por dia para verificar se a água produzida está dentro dos padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde. Alguns deles são analisados de hora em hora, outros são diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Somente após esses processos é que a água é distribuída para quase 11 milhões de pessoas em 346 municípios.

A Sanepar tem uma rede complexa descentralizada de laboratórios que garante a qualidade da água. O laboratório da Sanepar em Guaíra também atende aos municípios de Terra Roxa e Palotina. Ali são realizadas análises de cloro, flúor, cor, pH, turbidez e microbiológicas. Algumas verificações são feitas no laboratório de Cascavel, que realiza análise de bactérias heterotróficas em amostras da rede de distribuição.

O trabalho tem base no Plano de Amostragem Anual que é enviado à Secretaria de Saúde, assim como o resultado das análises encaminhado mensalmente para o órgão. O Plano de Guaíra contempla para a cidade 53 amostras na rede de distribuição, 24 amostras no processo final de tratamento, além de 12 amostras da água dos poços que abastecem o sistema.

Em cada um dos distritos Dr. Oliveira Castro e Bela Vista do Oeste são analisadas 10 amostras da rede de distribuição, oito amostras no processo final do tratamento e uma amostra de água para avaliação do poço que abastece o sistema. Com isso, todos os meses são realizados 430 parâmetros em Guaíra e mais 125 parâmetros em cada um dos distritos.

Em Guaíra, a água é captada de 12 poços tubulares profundos operando com capacidade de produção de 7.872 metros cúbicos ao dia. Também integram o sistema os distritos de Dr. Oliveira Castro, com um poço tubular profundo com capacidade de 300 metros cúbicos ao dia, e o distrito de Bela Vista do Oeste, com um poço tubular profundo e capacidade de 220 metros cúbicos/dia.

Quatro pessoas trabalham diariamente para garantir a qualidade da água distribuída. “Uma rotina constante de auditorias, treinamento de profissionais e atualização de equipamentos garantem a qualidade das análises operacionais e do produto final, a água potável”, diz o gerente regional da Sanepar Eduardo Arrosi.

QUALIDADE ELEVADA  O processo começa na água bruta, como é chamada a água captada dos mananciais. A partir dessa análise, a equipe técnica quantifica os produtos que devem ser aplicados nesta fase, antes de ir para as unidades de tratamento.

Quando a água atinge os padrões de potabilidade, pode ser distribuída, com quantidade de cloro suficiente para garantir que continue potável dentro da tubulação até as residências.

E o processo de avaliação de qualidade não para. Existem pontos estratégicos na rede de distribuição definidos pelo Ministério da Saúde, onde são realizadas coletas e análises da água para certificar que o padrão de qualidade se mantém.

As análises mais sofisticadas, como de orgânicos (pesticidas, agrotóxicos e voláteis), metais, cianobactérias e suas toxinas, são feitas em quatro grandes laboratórios centrais, localizados em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

AUTOSSUFICIÊNCIA – Referências no setor de saneamento do Brasil, esses laboratórios são bastante modernos, bem estruturados, com equipamentos de ponta e certificações de qualidade. Em 2014, a Sanepar tornou-se uma das primeiras companhias estaduais de saneamento do Brasil a ser autossuficiente na análise de todos os 99 parâmetros de comprovação da potabilidade da água distribuída para a população.