Valor Econômico

Por Ana Luiza de Carvalho

08/12/2021

 

Segundo a agência, os volumes faturados somados aos reajustes tarifários contratuais devem atenuar a inflação nos custos

 

O setor de saneamento deve seguir robusto no próximo ano, impulsionado por fatores como alta de volumes, reajustes tarifários e novas privatizações. A análise é da agência de classificação de risco Fitch Ratings.

De acordo com a Fitch, os volumes faturados no setor devem crescer moderadamente. A expectativa é de que o avanço, somado aos reajustes tarifários contratuais, atenuem a inflação nos custos. A Fitch aponta que as companhias devem registrar alta nos investimentos, com impacto moderado nos níveis de alavancagem.

O diretor de finanças corporativas da agência, Gustavo Mueller, aponta que a concorrência em licitações deve seguir aquecida, com possíveis novas privatizações.

“A comprovação da capacidade econômico-financeira pelas empresas estaduais, conforme determina a nova regulação, será um fator-chave para o setor em 2022”, destaca o analista

Das dez empresas que fazem parte da cobertura da Fitch, 86% apresentam perspectiva estável e 7% têm perspectiva positiva. Os 7% restantes têm observação negativa.