SES Curitibanos: Bairro Universitário é o primeiro com obras concluídas em Curitibanos (PR)

Localizado no ponto mais alto da cidade, o Universitário é o primeiro bairro de Curitibanos (SC) com trabalhos concluídos de instalação das redes coletoras de esgoto. A repavimentação das ruas também já está executada.
No bairro Universitário foram instalados aproximadamente dois quilômetros de redes coletores, além de 140 ligações domiciliares, em oito ruas.

A localidade foi uma das primeiras a receber as esperas para as ligações domiciliares e as tubulações de coleta, pois fica localizado em uma parte alta da cidade, e o sistema de esgotamento sanitário funciona por gravidade, para que as tubulações conduzam o esgoto até a estação de tratamento com o menor número de estações de bombeamento possível.
Ainda que os trabalhos estejam concluídos neste bairro, a conexão ao sistema público de esgoto sanitário ainda não pode ser realizada. A ligação só será permitida quando todas as redes estiverem instaladas e a estação de tratamento estiver em operação. No momento adequado a CASAN orientará os moradores.

Frentes de trabalho

A primeira etapa do SES Curitibanos contempla seis bairros, e atualmente as frentes de trabalho atuam no Aparecida, em Água Santa e São Francisco. Há também obras de assentamento de redes em algumas ruas que pertencem ao Centro.
Até o momento já foram instalados 21 quilômetros de rede, o que representa 32,3% do total. Ao termino deverão receber o sistema também ruas dos bairros do Bosque e Bom Jesus. No total, nesta primeira etapa, estão previstas para receberem o serviço 147 ruas, contemplando 3.898 residências.

Desde o final de setembro, além da instalação das redes coletoras e repavimentação, uma nova frente de trabalho teve início: a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), local onde será tratado o esgoto coletado no município e em seguida devolvido a água livre de contaminação à natureza.

Governo do Estado, CASAN e Prefeitura Municipal de Curitibanos estão investindo cerca de R$ 39 milhões nesta primeira etapa do Esgotamento Sanitário em Curitibanos. O projeto será responsável por iniciar a oferta deste serviço, que até então inexiste na cidade de 40 mil habitantes localizada no coração do estado de Santa Catarina.

Programação de execução de redes de coleta:

Centro:
Ruas: Afonso Dotti; Altair de Ganz; Quintino Bocaiúva; Ana Costa; Marechal Floriano e Benjamin Constant.
Bairro São Francisco:
Ruas: Assonipo de Morais; Frei Rogério; e Arno Willy Fauth.

Bairro Aparecida:
Ruas: Orlando Ganz, Pedro Drissen, Luiz Brocardo; Daniel Moraes; Theodoro Agostini; Oscar Eggers; Orocimbo C. da Silva; Maximino de Moraes; Francisco Rauen; Paulo Pedro Pereira, Boleslau Koloski, Coronel Vidal Ramos, Cornélio de Haro Varela, Petronilho de Almeida, Romário de Oliveira Lemos e Avenidas Salomão Carneiro de Almeida e Duque de Caxias;

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores