Seminário orienta população a consumir somente água tratada em Ji-Paraná (RR)

O uso racional e o consumo de água tratada é o tema de uma campanha de conscientização socioambiental deflagrada no último dia  1º, em Ji-Paraná (RR), por meio do seminário Universalização da Água de Ji-Paraná, que é um trabalho social coordenado e fiscalizado pelo PAC. O evento ocorreu na Câmara Municipal com a participação de estudantes da rede pública.
O objetivo é conscientizar a população sobre a segurança do consumo de água tratada e os possíveis riscos de transmissão de doenças quando do uso de água extraída de fontes alternativas, como os poços e cisternas, por exemplo.
As ações de conscientização popular terão duração de 16 meses consecutivos e envolve a visitação técnica nas residências, comércios e indústrias, reuniões em associações de moradores de bairros, escolas e comunidades religiosas.
“Ainda há resistência popular sobre o consumo da água. Muitos chefes de famílias optam pela água do poço considerando que é mais saudável. Nas visitas a residências apresentamos um comparativo sobre a qualidade da água tratada e a deficiência do líquido retirado dos poços”, explica Denise Fidelis, membro da equipe socioambiental do PAC, que participa da campanha de conscientização.
As visitações domiciliares iniciarão pela região do Capelasso, devido à expansão da rede de água tratada nos bairros da redondeza. O seminário foi conduzido pela assistente social Rosilene Ventura, que é coordenadora do Projeto Técnico Socioambiental (PTSA), do governo federal. Essa conscientização popular, por meio do PTSA, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) que já está aplicando R$ 38 milhões com a contrapartida e gerenciamento do governo do estadual na expansão de 100% da rede de água tratada na cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caerr

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores