Semana do Meio Ambiente – criado há 50 anos pela primeira cúpula ambiental global, o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2022 teve o tema “Uma Só Terra”

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

Neste domingo, 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que convida a sociedade a fortalecer a consciência ambiental, a refletir sobre os problemas ambientais existentes e a agir para criar medidas que diminuam os impactos negativos ao planeta. A data foi criada há 50 anos pela primeira cúpula ambiental global, em Estocolmo, na Suécia. Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente foi “Uma Só Terra”.

Visando debater os números alarmantes da poluição no mundo e os abalos climáticos com o objetivo de reforçar a necessidade de priorização das ações para o clima e sustentabilidade, por parte de governos e de toda a população, o tema escolhido também é um lembrete para a humanidade da importância da conscientização sobre o nosso planeta e coloca para todos os setores da sociedade a reflexão global da necessidade de mudanças para a solução dos problemas socioambientais atuais.

Proteção ambiental, justiça social, desenvolvimento sustentável, eficiência econômica e preservação de recursos naturais são pontos de direcionamento levantados pela data que precisam ser priorizados no atual momento do planeta, pois a degradação ambiental leva a devastação do planeta o que impacta diretamente nos direitos humanos, na vida de toda a população e na qualidade da existência de todos os indivíduos.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde 2019, a Amazônia legal perdeu 11.088 km ², o Brasil está com os maiores índices de desmatamento, com um aumento de focos de queimadas e perda de vegetação nativa, o que revela a necessidade de colocar a pauta ambiental como central na política brasileira.

“Incentivar a sociedade a compartilhar aprendizados sobre educação ambiental, a refletir sobre a conservação dos recursos naturais e discutir ações de mudança que beneficiem o meio ambiente são alguns dos objetivos dessas datas tão necessárias e importantes.”, destaca Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A Aesbe reforça a importância da criação de uma consciência ambiental e do respeito ao meio ambiente por meio de ações sustentáveis. Que o Dia Mundial do Meio Ambiente traga para a sociedade o desenvolvimento de mais ação e responsabilidade ambiental para o nosso planeta.

Além do dia 05 de junho, há outras datas muito relevantes nesta semana que são totalmente conectadas com o Dia Mundial do Meio Ambiente. O dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado em 03 de junho, e o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho. Todos esses dias são convites para que a população repense e reflita sobre a consciência ecológica exercida na atualidade.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores