Sanesul adota equipamento para detectar problemas na rede de esgoto em MS

Câmera de vídeo percorre a rede coletora de esgoto e detecta problemas e irregularidades

Por Assessoria de Comunicação da Sanesul

Equipamento pode facilitar, por exemplo, a identificação de problemas de entupimento da rede

A Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) busca constantemente investir em tecnologia para aprimorar os serviços de manutenção. Para garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto, foram adquiridos equipamentos para detectar eventuais irregularidades existentes. O treinamento de um grupo de técnicos da operação e manutenção aconteceu esta semana na unidade da Sanesul do município de Macaraju.

O equipamento é de fabricação americana e consiste em uma câmera de vídeo conectada a um computador que registra, em tempo real, a parte interna das tubulações por meio de vídeo e também de fotos.

Esse equipamento pode facilitar, por exemplo, a identificação de problemas de entupimento da rede, situação muito comum na rotina dos técnicos da empresa.

Como funciona

Durante o trabalho, a câmera é inserida na rede coletora de esgoto por um cabo de até 120 metros de extensão.

As imagens captadas são enviadas e armazenadas no computador operado pela equipe.

A câmera é inserida na rede coletora de esgoto por um cabo de até 120 metros de extensão – GESES

“É possível visualizar qualquer anormalidade, desde lixo acumulado até gordura excessiva nas paredes dos tubos. Também eventuais ligações clandestinas de esgoto ou canalização indevida da água de chuva”, comentou Lafaiette Silva Oliveira, da Geses (Gerência de Esgotamento Sanitário), setor responsável pelo treinamento.

Além de dar agilidade na manutenção, reduzindo tempo de serviço e custos, as imagens vão ajudar a verificar a vida útil e condições das tubulações. Dois equipamentos foram adquiridos, sendo que um deles ficou na unidade da empresa em Maracaju e o segundo na unidade de Três Lagoas. A GESES escolheu esses dois municípios com base na alta demanda existente nesses locais.

“As equipes técnicas devem trabalhar numa programação de trabalhos. Esse é mais um exemplo de que a tecnologia é uma forte aliada do serviço de saneamento”, ressaltou Lafaitte.

GESES
Treinamento de técnicos da operação e manutenção aconteceu em Macaraju (MS)

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores