Sanepar vence o Troféu Transparência Anefac 2018

Prêmio é concedido às empresas que oferecem ao público informações fiéis e completas a respeito de sua situação econômica e financeira

Por Gerência de Comunicação e Marketing da Sanepar

Troféu Transparência 2018.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi uma das ganhadoras do Troféu Transparência 2018 na categoria que reúne empresas com receita líquida de até R$ 5 bilhões. A entrega do troféu ocorreu na noite dessa quinta-feira (18), em São Paulo. Na cerimônia, a Sanepar também recebeu pela primeira vez o Troféu Destaque de Melhor Demonstração Contábil da categoria.

“Diante do cenário de combate à corrupção no país, ser ganhadora do troféu transparência, mostra que a Companhia está no caminho certo”, afirmou o presidente da Companhia, Ricardo Soavinski.

Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Paulo Battiston, a Sanepar procurou tornar agradável a leitura dos relatórios contábeis. “Transparência é uma bandeira da sociedade e contribui de forma significativa para o crescimento das empresas”, disse.

O prêmio, que ocorre há 22 anos, é dado em reconhecimento às empresas que se esforçam para oferecer ao público informações confiáveis, relevantes e claras sobre os seus negócios. A premiação é concedida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

“As boas práticas contábeis permitem que o administrador tome decisões mais assertivas, com base em informações confiáveis. Além disso, as empresas com níveis mais altos de governança e com boas práticas contábeis têm maior valorização das ações negociadas no mercado financeiro”, afirma o contabilista e gerente Contábil da Sanepar, Ozires Kloster.

CRITÉRIOS – Para estar entre as vencedoras, as empresas precisam atender a critérios técnicos, como qualidade e grau das informações contidas nas demonstrações financeiras e notas explicativas, clareza do Relatório da Administração e sua consistência com as informações divulgadas, aderência integral às normas contábeis e não apresentar modificações no relatório dos auditores independentes.

AVALIAÇÃO – O julgamento do Prêmio é feito por alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). As demonstrações financeiras utilizadas para avaliação são aquelas publicadas, conforme determina a legislação. A seleção foi feita após análise das demonstrações financeiras da Sanepar referente a 2017.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores