Sanepar participa de atividades para comemorar o Dia da Árvore

As comemorações do Dia da Árvore têm por finalidade buscar a preservação das árvores e estimular a reflexão sobre a importância das florestas, as consequências do desmatamento e incentivar a proteção ao meio ambiente. Com esse objetivo, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está promovendo diversas atividades e sendo parceira de eventos promovidos por entidades e pelos municípios em várias cidades do Estado. As comemorações se estendem até o dia 23 de setembro. O presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, destaca o importante papel na garantia da qualidade da água dos mananciais de abastecimento. “A Sanepar tem o compromisso de participar dessas comemorações porque a árvore é uma das maiores riquezas naturais, que é fundamental para a manutenção da vida na terra, para a proteção dos cursos de água e para o equilíbrio do meio ambiente”, afirma o presidente.

Em Cascavel e região será feito o plantio de 630 mudas de árvores nativas fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na quinta-feira (21), serão plantadas 140 espécies na área da Estação de Tratamento de Água, localizada junto da captação de água do Rio Cascavel. O plantio será feito por empregados da Sanepar e pelos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). Nas captações de água dos rios Peroba e Saltinho, nos centros de reservação de água do Jardim Gramado, do Jardim Esmeralda e no da Região Sul, os empregados da empresa vão plantar 20 mudas em cada unidade. Com o apoio da empresa Tec Press será feito o plantio de mais 140 mudas nas áreas de três estações de tratamento de esgoto da cidade: ETE Sul, ETE Norte e ETE Oeste. Do dia 20 ao dia 22 estão programados os plantios ainda nas áreas do reservatório e do poço do distrito de São João do Oeste, em Cascavel, e nas unidades de abastecimento e de esgotamento sanitário das cidades de Céu Azul, Matelândia, Três Barras do Paraná, Corbélia, Guaraniaçu e Capitão Leônidas Marques.

Na região Sudoeste a programação começou no sábado (16), nos municípios de Clevelândia e de Palmas. Das 8 às 12h, foram executados trabalhos de limpeza e remoção de entulhos e de sensibilização com moradores da bacia do Córrego Igrejinha, em Clevelândia. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente, Colégio Estadual Assis Brasil e pela empresa Sanewal. O trabalho de sensibilização terá continuidade até a próxima quarta-feira (20). Em Palmas, será feita a exploração das nascentes da bacia do Rio Caldeiras para diagnóstico e para realização de ações de recuperação. E no dia 21, às 8h, será apresentado o projeto “Proteja uma nascente”, aos alunos e professores do Colégio Estadual Sebastião Paraná. Às 19h, haverá a retomada do projeto “Eu cuido do Rio Caldeiras” junto aos alunos e professores da mesma instituição de ensino. No dia 23, as equipes farão a proteção de uma nascente, nas proximidades da Prefeitura Municipal, a partir das 13h.

Em Francisco Beltrão, Sanepar e os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Tancredo Neves e dos alunos do quarto ano do Colégio Municipal CAIC promovem atividades de educação socioambiental com atividades lúdicas e jogos educativos. Os eventos estão marcados para os dias 20 e 21. Em Marmeleiro, será feita a recomposição da mata ciliar em um dos afluentes do Rio Marmeleiro, nas margens da Estação de Tratamento de Esgoto, com a participação dos empregados da Sanepar, alunos do Colégio Estadual Telmo Muller e de autoridades do município. As atividades serão feitas no dia 21.

Piraquara – Na semana em comemoração ao Dia da Árvore (21), a Unidade de Serviço de Educação Ambiental (USEA), planejou uma programação com ações para a Agenda Ambiental. Em Curitiba, será realizada uma atividade de plantio de 320 mudas nativas, com os empregados da Sanepar, na próxima terça (19) e quarta-feira (20), no Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, em Piraquara. São 30 vagas disponíveis por dia, as inscrições vão até esta segunda-feira (18), enviando um e-mail para o endereço planeta.agua@sanepar.com.br.

Na região de Paranavaí, no Noroeste do Estado, as ações em comemoração ao Dia da Árvore passam por palestras socioambientais para estudantes da rede pública de ensino, feiras científicas e plantio de mudas nativas. Os eventos ocorrem em Paranavaí e Nova Londrina.

Na próxima sexta-feira (22), em Paranavaí, ocorre manutenção da Trilha Ecológica, na Captação de Água da Sanepar no Ribeirão Arara, localizada na Estrada do Barbalho. Inaugurada em junho de 2013, a Trilha Ecológica é de pequeno impacto – aproximadamente mil metros – conta com portal, placas de identificação e permeia o lago onde a Sanepar capta, em média, 200 litros de água por segundo para o abastecimento público. Cerca de 50 empregados e parceiros vão participar.

No domingo (24), ainda em Paranavaí, o plantio de mudas de árvores nativas será no Ribeirão Paranavaizinho. Um projeto de sustentabilidade do Rotary Club Entre Rios em parceria com a Sanepar e deve reunir aproximadamente 300 pessoas. Por último, na terça-feira (26), a gestora ambiental Sônia Maria Crivelli Mataruco vai proferir a palestra História do Saneamento em Paranavaí para mais de 500 estudantes do Colégio Estadual Enira Morais Ribeiro. Nessa data o Colégio realiza uma Feira Científica.

Em Nova Londrina, na segunda-feira (25), terá plantio de 100 mudas de árvores e palestra sobre importância das árvores na qualidade da água para os alunos da Escola Monteiro Lobato, pela gestora Sônia.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores