Sanepar participa de atividades para comemorar o Dia da Árvore

As comemorações do Dia da Árvore têm por finalidade buscar a preservação das árvores e estimular a reflexão sobre a importância das florestas, as consequências do desmatamento e incentivar a proteção ao meio ambiente. Com esse objetivo, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está promovendo diversas atividades e sendo parceira de eventos promovidos por entidades e pelos municípios em várias cidades do Estado. As comemorações se estendem até o dia 23 de setembro. O presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, destaca o importante papel na garantia da qualidade da água dos mananciais de abastecimento. “A Sanepar tem o compromisso de participar dessas comemorações porque a árvore é uma das maiores riquezas naturais, que é fundamental para a manutenção da vida na terra, para a proteção dos cursos de água e para o equilíbrio do meio ambiente”, afirma o presidente.

Em Cascavel e região será feito o plantio de 630 mudas de árvores nativas fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na quinta-feira (21), serão plantadas 140 espécies na área da Estação de Tratamento de Água, localizada junto da captação de água do Rio Cascavel. O plantio será feito por empregados da Sanepar e pelos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). Nas captações de água dos rios Peroba e Saltinho, nos centros de reservação de água do Jardim Gramado, do Jardim Esmeralda e no da Região Sul, os empregados da empresa vão plantar 20 mudas em cada unidade. Com o apoio da empresa Tec Press será feito o plantio de mais 140 mudas nas áreas de três estações de tratamento de esgoto da cidade: ETE Sul, ETE Norte e ETE Oeste. Do dia 20 ao dia 22 estão programados os plantios ainda nas áreas do reservatório e do poço do distrito de São João do Oeste, em Cascavel, e nas unidades de abastecimento e de esgotamento sanitário das cidades de Céu Azul, Matelândia, Três Barras do Paraná, Corbélia, Guaraniaçu e Capitão Leônidas Marques.

Na região Sudoeste a programação começou no sábado (16), nos municípios de Clevelândia e de Palmas. Das 8 às 12h, foram executados trabalhos de limpeza e remoção de entulhos e de sensibilização com moradores da bacia do Córrego Igrejinha, em Clevelândia. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente, Colégio Estadual Assis Brasil e pela empresa Sanewal. O trabalho de sensibilização terá continuidade até a próxima quarta-feira (20). Em Palmas, será feita a exploração das nascentes da bacia do Rio Caldeiras para diagnóstico e para realização de ações de recuperação. E no dia 21, às 8h, será apresentado o projeto “Proteja uma nascente”, aos alunos e professores do Colégio Estadual Sebastião Paraná. Às 19h, haverá a retomada do projeto “Eu cuido do Rio Caldeiras” junto aos alunos e professores da mesma instituição de ensino. No dia 23, as equipes farão a proteção de uma nascente, nas proximidades da Prefeitura Municipal, a partir das 13h.

Em Francisco Beltrão, Sanepar e os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Tancredo Neves e dos alunos do quarto ano do Colégio Municipal CAIC promovem atividades de educação socioambiental com atividades lúdicas e jogos educativos. Os eventos estão marcados para os dias 20 e 21. Em Marmeleiro, será feita a recomposição da mata ciliar em um dos afluentes do Rio Marmeleiro, nas margens da Estação de Tratamento de Esgoto, com a participação dos empregados da Sanepar, alunos do Colégio Estadual Telmo Muller e de autoridades do município. As atividades serão feitas no dia 21.

Piraquara – Na semana em comemoração ao Dia da Árvore (21), a Unidade de Serviço de Educação Ambiental (USEA), planejou uma programação com ações para a Agenda Ambiental. Em Curitiba, será realizada uma atividade de plantio de 320 mudas nativas, com os empregados da Sanepar, na próxima terça (19) e quarta-feira (20), no Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, em Piraquara. São 30 vagas disponíveis por dia, as inscrições vão até esta segunda-feira (18), enviando um e-mail para o endereço planeta.agua@sanepar.com.br.

Na região de Paranavaí, no Noroeste do Estado, as ações em comemoração ao Dia da Árvore passam por palestras socioambientais para estudantes da rede pública de ensino, feiras científicas e plantio de mudas nativas. Os eventos ocorrem em Paranavaí e Nova Londrina.

Na próxima sexta-feira (22), em Paranavaí, ocorre manutenção da Trilha Ecológica, na Captação de Água da Sanepar no Ribeirão Arara, localizada na Estrada do Barbalho. Inaugurada em junho de 2013, a Trilha Ecológica é de pequeno impacto – aproximadamente mil metros – conta com portal, placas de identificação e permeia o lago onde a Sanepar capta, em média, 200 litros de água por segundo para o abastecimento público. Cerca de 50 empregados e parceiros vão participar.

No domingo (24), ainda em Paranavaí, o plantio de mudas de árvores nativas será no Ribeirão Paranavaizinho. Um projeto de sustentabilidade do Rotary Club Entre Rios em parceria com a Sanepar e deve reunir aproximadamente 300 pessoas. Por último, na terça-feira (26), a gestora ambiental Sônia Maria Crivelli Mataruco vai proferir a palestra História do Saneamento em Paranavaí para mais de 500 estudantes do Colégio Estadual Enira Morais Ribeiro. Nessa data o Colégio realiza uma Feira Científica.

Em Nova Londrina, na segunda-feira (25), terá plantio de 100 mudas de árvores e palestra sobre importância das árvores na qualidade da água para os alunos da Escola Monteiro Lobato, pela gestora Sônia.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores