Sanepar faz parcerias e lança prêmio sobre inovação para a sustentabilidade

O Prêmio tem abrangência nacional e vai distribuir R$ 75 mil para os seis melhores trabalhos de pesquisa sobre o tema da inovação.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está com inscrições abertas para a segunda edição do “Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis”. O lançamento foi feito na terça-feira (26), durante a abertura do workshop “Inovação para a Sustentabilidade”, em Curitiba (PR).

O Prêmio tem abrangência nacional e vai distribuir R$ 75 mil para os seis melhores trabalhos de pesquisa sobre o tema da inovação. O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, afirmou que Companhia quer estimular a busca de soluções inteligentes e quer que pesquisadores e instituições de ensino tornem-se parceiros na preocupação da Sanepar em relação à construção de um futuro sustentável. “Inovação é extremamente importante para nós e o prêmio é uma forma de estimular isso, na direção que precisamos, na área em que a Sanepar atua”, disse.

Podem participar estudantes e pesquisadores que tenham desenvolvido pesquisa sobre o tema “Inovação para a sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental”, entre os anos de 2016 e 2018, por meio de curso de graduação ou pós-graduação. As inscrições vão de 26 de junho a 10 de setembro de 2018, exclusivamente pelo site: http://premio.sanepar.com.br

Sobre o mesmo tema, a empresa também lançou premiação interna, apenas para empregados da Sanepar. O Prêmio Inova Sanepar selecionará boas práticas e trabalhos técnicos de saneparianos que contribuam para melhoria dos processos da Sanepar.

Os trabalhos vencedores dos dois prêmios serão publicados em livro em 2019.

PARCERIAS – A Sanepar também assinou na terça-feira acordos que permitem a cooperação para a realização de pesquisas em inovação e sustentabilidade em diversas áreas. O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, conta que, com a Renault, a cooperação será para estudos sobre o uso de carros elétricos e, com a Sabesp, para pesquisas e inovações em água e esgoto. “Lançamos também o novo convênio com a Fundação Araucária, que permitirá a continuidade do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental. A Sanepar também abriu hoje seu Laboratório de Criatividade, buscando investir em empregados e parceiros capazes de pensar respostas para as demandas atuais e os desafios futuros do setor de saneamento ambiental”, explica Possetti.

WORKSHOP – Com apoio de outras 11 instituições, o evento reuniu especialistas do setor para discutir fundamentos, perspectivas, iniciativas e tendências em inovação para a sustentabilidade. Mais de 150 pessoas estiveram presentes. Foram apresentados os painéis “Cidades Inteligentes” (energias renováveis, eficiência energética e mobilidade elétrica no ambiente urbano, e o caso do Vale do Pinhão, em Curitiba); “Inovação nas organizações” (relação entre empresas e instituições de ensino e os desafios empresariais em épocas de crise) e “Mecanismos de fomento à inovação” (benefícios fiscais, financiamento, parcerias e cooperações internacionais). Participaram do workshop, palestrantes da Copel, Renault, Sabesp, UFPR, FINEP, Senai, Sistema FIEP e CIBiogás, além da Sanepar.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores