Sanepar amplia programa de saneamento rural para 10,8 mil pessoas de 25 cidades da Região Metropolitana de Curitiba

Com informações de Sanepar 

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba assinaram, nesta semana, parceria para a execução do Programa Estadual de Saneamento Rural – Fase 1, que levará água potável para comunidades rurais de 25 municípios. Desenvolvido em parceria entre a Sanepar e os municípios, o programa irá atender 2.409 famílias e cerca de 11 mil moradores das áreas rurais, com investimentos de R$ 8,34 milhões.

Ratinho Junior destacou a importância e grandeza do programa ao atender famílias da área rural. “Faz parte da estratégia do Governo do Estado e da Sanepar potencializar esse programa após termos passados pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos no Paraná. Foi muito duro para as pessoas e exigiu ainda mais empenho da Sanepar para mitigar os efeitos dessa crise, que afetou também a área rural. Esse programa é uma oportunidade de levar água tratada para essas famílias. Fazemos isso por termos a melhor empresa de saneamento do país”, disse.

Para o presidente da Sanepar, atender comunidades rurais com água tratada é levar dignidade e saúde a essas pessoas. “Para quem mora nos centros urbanos, abrir a torneira e ter água tratada faz parte da rotina. O rodízio trouxe um pouco de noção do que é a falta desse produto tão importante para a vida. Para muitos moradores da zona rural, ter água tratada na torneira é um luxo. Com esse programa, conseguimos efetivamente mudar a vida das pessoas”, destacou.

PARCERIA – O programa prevê a implantação de sistema de abastecimento de água em comunidades rurais, por meio de parceria entre a Sanepar e os municípios. A Sanepar é responsável pela elaboração dos projetos técnicos, apoio técnico e ambiental, materiais hidráulicos, equipamentos e treinamento técnico da comunidade que irá operar o sistema.

O Município é responsável pela execução das obras conforme projeto da Sanepar, materiais e mão de obra para a construção civil de todas as unidades do sistema, abertura e fechamento de valas, assentamento das tubulações e execução das ligações domiciliares. O Município continua responsável pelo sistema, que será gerenciado pela comunidade, após receber capacitação da Sanepar.

CAMINHÃO-PIPA – Uma das comunidades a ser atendidas nesta fase do programa é a de Pernambuco, no município de Rio Branco do Sul, onde residem 40 famílias e cerca de 180 pessoas. A prefeita Karime Fayad afirma que, para garantir água tratada a essa comunidade, quase diariamente o município precisa levar caminhão-pipa para abastecer um reservatório comunitário. “Esse programa, com certeza, irá mudar a vida dessas pessoas”, afirma a prefeita.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS NESTA FASE – Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Quatro Barras, Quitandinha, Rio branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

PRESENÇAS – Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil), Augustinho Zucchi (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), João Evaristo Debiasi (Comunicação Social e Cultura) e Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães; o diretor comercial da Sanepar, Toco Zanetti; a deputada estadual Maria Victoria; além de prefeitos e lideranças dos municípios contemplados pelo programa.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores