Valor Econômico
06/12/2019

Ministro da Economia e presidente do banco criticaram estratégia de governos anteriores de fomentar “campeãs nacionais” e destacaram nova diretriz da instituição

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, destacaram nesta sexta-feira o novo papel que a instituição deve assumir no saneamento básico no país.

Em evento na sede do banco, no Rio de Janeiro, eles criticaram a estratégia adotada pelo banco em governos passados e apresentaram o que deve ser a diretriz daqui em diante. Segundo o ministro, o saneamento será uma “viga mestra” da instituição.

Montezano abriu o evento dizendo que o encontro marca uma nova jornada para o banco e para o país. “O BNDES tem posição fundamental e toda vontade de ajudar nesse processo. Queremos ser o principal articulador nacional na agenda do saneamento”, afirmou no evento, intitulado “BNDES com ‘S’ de Social e Saneamento”.

“Tanto o BNDES quanto o Brasil cometeram equívocos com relação a saneamento. Temos 100 milhões de pessoas sem acesso a saneamento básico. Não falta recurso para saneamento, há recurso para investir. O que falta é vontade, organização política para fazer isso”, disse Montezano em discurso introdutório ao pronunciamento de Guedes.

Desde o início do mandato, o ministro tem reafirmado a importância de o BNDES participar da alavancagem dos investimentos em saneamento. Em seu discurso nesta sexta-feira, ele voltou a questionar o papel desempenhado pelo banco em governos anteriores.

“O BNDES serve para fazer campeões ou para cumprir o social do ‘S’?. Deixa a democracia responder, os governadores que estão aqui” , disse Guedes.

“Quero deixar a mensagem de que os gastos tinham má qualidade. Não estamos cortando nada, só não estamos deixando crescerem. O que é ruim não cresce. Não vamos derrubar nada. O crédito público está sob contenção porque estamos despedalando. Estamos gastando menos e melhor”, afirmou o ministro.

Guedes disse que o BNDES está deixando a política de campeões nacionais que norteou a atuação do banco durante os anos de governo do PT, e vai “caminhar em direção ao saneamento”.

“Era uma má alocação de recursos, principalmente se isso depois vira dinheiro de campanha. Um absurdo, corrupção no melhor estilo” , acusou.

“Tem gente que se especializou em prospectar orçamentos públicos, capitalizá-los. Tirando R$ 5 bilhões aqui e jogando para microcrédito, você ajuda 10 milhões de brasileiros e quem perdeu nem vai sentir tanto. Isso é só tirar a gasolina deles, não vão crescer tanto como antes”, disse.

O ministro afirmou que a nova orientação do BNDES está em linha com as diretrizes do governo, que, segundo ele, “além de frear gastos, tem gastado melhor”. Nesse sentido, afirmou, a equipe econômica primeiro atacou os privilégios da Previdência e, em seguida, os juros da dívida.

 “Com a desaceleração da dívida e a queda dos juros, as despesas de juros vão cair R$ 96 bilhões. Equivale a três Bolsas-Famílias, recursos que estavam aí, o paraíso dos rentistas. Isso é uma deformação do sistema financeiro, que não precisava buscar investimento, bastava emprestar para o governo.”

Apoio aos Estados

Segundo o ministro, o BNDES estará por trás tanto da reestruturação financeira de Estados e municípios quanto da captação e alocação de recursos em saneamento básico.

“O papel do BNDES é muito mais qualitativo, de escolher bons projetos sociais, ajudando governadores e prefeitos, do que ficar emprestando dinheiro para campeão nacional ou ideologia amiga”, disse. Na mesma linha, voltou a dizer que o país tinha “seis empreiteiras e 200 milhões de otários”.

No final de sua fala na sede do BNDES, no Rio, Guedes disse que os impostos sobre folha de pagamento são os mais cruéis. “São armas de destruição em massa de emprego. Milhões de empregos destruídos, um crime contra o trabalhador brasileiro”, disse. A equipe econômica estuda formas de reduzir tributos que pesam sobre o empregador.