Saneago lança obra que reforçará o abastecimento de Anápolis (GO)

A empresa Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), lançou, ontem (21), em Anápolis (GO), as obras de transposição do Rio Capivari para o Ribeirão Piancó. Para o projeto, serão aplicados 3,8 milhões de reais, com o objetivo de levar água para a área de captação e garantir o abastecimento da cidade no período de estiagem.

Durante a atividade, estiveram presentes o Governador do Estado, Marconi Perillo; o Vice-governador, José Eliton; o Prefeito de Anápolis, Roberto Naves; bem como outras autoridades. Representando a Saneago, participaram do evento, o Presidente da Companhia, Jalles Fontoura; Diretor de Produção, Marco Túlio Faria; Diretora de Expansão, Juliana Matos; Gerente do Distrito de Anápolis, Tânia Valeriano; superintendentes, gerentes e demais funcionários.

O Presidente da Saneago destacou o empenho da Empresa em atender 100% da população anapolina “nós temos que superar essa questão, em uma cidade importantíssima como Anápolis, na falta de água e também na universalização do esgoto, que está recomeçando agora”.

Tânia Valeriano explicou os motivos que levaram a Saneago a agilizar essa obra. “Essas captações têm realmente condições de atender a cidade por todo o ano. Mas nós temos sofrido com alguns fatores climáticos, que geram redução drástica de vazão no período de estiagem. E foi justamente esse fator climático que nos levou a planejar essa obra”, frisou. De acordo com ela, a captação provisória no Rio Capivari não estava prevista no Plano de Saneamento do Município e será realizada com mão de obra própria da Saneago, para garantir que em 2017 não falte água em Anápolis.

Na oportunidade, o Prefeito, Roberto Naves, agradeceu o empenho do governador e dos funcionários da Saneago e destacou a importância das obras. “Hoje nós estamos dando um passo importantíssimo na garantia de água não só para o ano de 2017, mas para os demais anos na cidade de Anápolis”, ressaltou.

Outros investimentos

Além das obras emergenciais para reforçar o fornecimento de água, também foram assinadas outras três ordens de serviço que favorecem o município: autorização para licitar a contratação das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água, no valor de 50 milhões de reais; contratação dos projetos para a nova captação definitiva no Rio Capivari, no valor de 1,3 milhão de reais; e permissão para reiniciar as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, no valor de 80 milhões de reais.

Sobre a importância dos empreendimentos, a Gerente do Distrito destaca que “todas essas obras vão contribuir ao longo dos anos para que a Saneago mantenha o abastecimento da cidade de Anápolis, acompanhando o crescimento previsto e sem que volte a ter problemas com desabastecimento”.

Marconi Perillo reforçou o compromisso do governo com investimentos para a área do saneamento básico e a importância da parceria, com a Saneago e o Ministério das Cidades, no cumprimento de outras obras no Estado. “Com esses programas que estão no Ministério das Cidades, nós estamos conseguindo concluir três grandes desafios da Saneago, os três maiores, que são o Sistema Mauro Borges, em Goiânia; o Sistema Produtor Corumbá, que vai atender o entorno sul e Brasília; e a resolução da questão da água em Anápolis”.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores