Saneago é destaque no Ranking de Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil

A Saneago é responsável pelo serviço de saneamento no Estado de Goiás. A capital Goiânia é a melhor capital no quesito perdas de água na distribuição, com um índice de apenas 19,5%

 Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) obteve uma posição de destaque no Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, na última segunda-feira (20). O levantamento avaliou indicadores como tratamento de água, coleta, tratamento de esgoto e investimentos em infraestrutura. Os dados usados no documento foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do  ano de 2021. Destaca-se o posicionamento da Saneago, com a presença de Goiânia (GO), no 5º lugar da lista,  Anápolis (GO), em 46º,  e Aparecida de Goiânia (GO), em 52º. É uma conquista importante para o estado, que mostra o compromisso da companhia com a melhoria dos serviços de saneamento e  qualidade de vida da população.

Goiânia se destacou entre os municípios com indicadores positivos no ranking, sendo inclusive a melhor capital no quesito perdas de água na distribuição, com um índice de apenas 19,5%. Apesar de já estar posicionada entre as melhores capitais brasileiras em relação ao saneamento básico, Goiânia segue recebendo investimentos expressivos da Saneago, reforçando o compromisso da empresa em proporcionar serviços de qualidade e garantir o acesso à água potável e saneamento para a população.

Em Anápolis, os investimentos da Saneago em água e esgoto nos últimos quatro anos ultrapassaram R$192 milhões, com projetos planejados para curtíssimo, curto, médio e longo prazo. As metas estabelecidas no contrato de programa com a prefeitura estão sendo cumpridas com excelência. O foco recebido pelo município se reflete nos resultados visíveis dos investimentos.

Aparecida de Goiânia, na atual gestão da Saneago, deixou o grupo de municípios com os piores índices de saneamento do país e entrou para o contingente de melhores indicadores. No Ranking do Saneamento 2022, a cidade despontou como o segundo local que mais cresceu, com um pequeno índice de perdas de água  de 22,89%.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores