Saneago conclui trabalho de comprovação de capacidade econômico-financeira

Com informações da Assessoria de Comunicação da Saneago

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) concluiu os estudos de comprovação de sua capacidade econômico-financeira, na última quinta-feira (16), cumprindo o estabelecido no Decreto 10.710/2021, de 31 de maio de 2021, que regulamenta o art. 10-B da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Os resultados foram aprovados pelo Conselho de Administração e serão entregues ao órgão regulador, para avaliação, antes mesmo do prazo exigido, que seria no próximo dia 31. 

O resultado atesta a competência da Saneago para continuar cumprindo os contratos regulares de prestação dos serviços de saneamento, incluindo as metas de universalização fixadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A Lei nº 14.026/2020 determina o atendimento de 99% da população com abastecimento de água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto sanitário até dezembro de 2033.

De acordo com o Diretor Financeiro, de Relações com Investidores e Regulação, Paulo Rogério Battiston, este é um importante passo para a manutenção da Saneago como empresa pública de saneamento. “Isso demonstra que a Saneago vem colhendo os frutos de uma gestão que busca eficiência. Portanto, o resultado demonstra que estamos cumprindo as exigências do decreto, conforme atestado pela certificadora contratada. E seguimos firmes no atendimento ao Marco do Saneamento”.

O presidente da Companhia, Ricardo Soavinski, destacou o conjunto de ações que vem sendo realizado nos últimos anos para promover o desenvolvimento da Saneago. “É resultado de todo um trabalho técnico, de reestruturação e fortalecimento da Companhia, de busca pela eficiência, de governança, de redução de custos, de melhorias operacionais”, afirmou.

A metodologia de avaliação para a comprovação da capacidade econômico-financeira envolveu duas etapas sucessivas. Na primeira, foi analisado o cumprimento de índices referenciais mínimos dos indicadores econômico-financeiros, como: índice de margem líquida, índice de grau de endividamento, índice de retorno sobre patrimônio líquido e índice de suficiência de caixa. A comprovação do atendimento aos requisitos foi validada por laudo da BDO.

A segunda etapa envolveu adequação dos estudos de viabilidade e do plano de captação. Na prática, foram realizados estudos econômico-financeiros que demonstraram a viabilidade dos investimentos necessários para atingir as metas universalização. Além disso, também foi elaborado um plano para a captação dos recursos financeiros necessários para realizar tais investimentos nos termos exigidos pela Lei. Dessa vez, o ateste foi feito pela Ernst & Young, certificadora independente reconhecida em todo o território nacional.

Diante deste contexto, a Saneago, mais uma vez, demonstra que tem superado os desafios do setor e continua sustentável. Outro exemplo recente foi o excelente desempenho financeiro e operacional demonstrado ao ser bem classificada pela Agência Moody’s, com nota AA+. A Companhia alcançou a segunda melhor nota de rating corporativo logo na primeira vez que foi avaliada por esta Agência de Classificação de Risco.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores