Sabesp promoverá o II Curso Internacional de Boas Práticas Operacionais para a Prevenção, Redução e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água, com o apoio da ABC e JICA

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), promoverá o II Curso Internacional de Boas Práticas Operacionais para a Prevenção, Redução e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água. A formação será realizada por meio do Third Country Training Programme (TCTP), Programa de Treinamento de Terceiros Países, que é um mecanismo de cooperação trilateral previsto no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP). O Curso será ministrado em São Paulo (SP), entre 27 de fevereiro de 2023 e 17 de março de 2023, com o prazo final para a realização de inscrições em 16 de dezembro de 2022.  O objetivo do TCTP é estimular o desenvolvimento institucional por meio da qualificação de recursos humanos dos países integrantes, em setores estratégicos, com o foco na geração de conexões entre as instituições nacionais e suas congêneres na América Latina, África e Timor Leste. 

O Curso de Boas Práticas Operacionais para Prevenção, Redução e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água abordará o desenvolvimento institucional da gestão de sistemas de abastecimento de água; balanço hídrico e indicadores de desempenho operacional; diagnóstico e planejamento de ações; combate às fraudes e ligações inativas; as boas práticas para gestão, prevenção, redução e controle de perdas de água; visitas técnicas; a vazão mínima noturna x DMC’s; execução de ligação de água e manutenção em rede de água; detecção de vazamentos não visíveis; gestão da hidrometria; e os conceitos e componentes de perdas reais e aparentes.

Aulas presenciais, teóricas e visitas técnicas integrarão a metodologia do curso, que ocorrerá com a duração de três semanas. O corpo docente é formado por profissionais da Sabesp, com vasta experiência na prevenção, redução e controle de perdas em sistemas de distribuição de água e sólida formação técnica em saneamento básico. A temática possui como público-alvo engenheiros civis, gestores de instituições governamentais ou empresas públicas. A organização atenderá 25 participantes, sendo 20 estrangeiros, com até 3 representantes por país, e 5 participantes brasileiros de empresas de saneamento públicas.

A participação está condicionada à indicação do profissional pela sua empresa pública. Os participantes brasileiros deverão efetuar a candidatura pelo e-mail tctp.sabesp@gmail.com; e enviar seus dados pessoais, profissionais e de saúde; anexar o documento de identidade, certificado de vacinação atestando o ciclo vacinal atualizado, a “Carta de Apresentação Oficial”, timbrada, fornecida pela empresa pública em que atua; o certificado de formação universitária completo; e Currículo Vitae com comprovação de experiência profissional de, no mínimo, 5 anos na área de saneamento básico. A Sabesp não cobrará pelo curso e as despesas com a participação do evento serão responsabilidade do participante ou das empresas públicas que desejarem integrar o curso. O material didático será inteiramente disponibilizado pela Companhia e os participantes contarão com apoio pós-treinamento.

 

Confira os e-mails dos coordenadores do curso:

James Galvane (SABESP) jgalvane@sabesp.com.br

Priscila Ap. Rossini (SABESP) prossini@sabesp.com.br

Christiane Hatano (Agência de Cooperação Internacional do Japão) Hatano.br@jica.go.jp

Kazumi Yoshimori (Agência de Cooperação Internacional do Japão) Yoshimori-Kazumi @jica.go.jp

Josué Nunes Neto (Agência Brasileira de Cooperação): josue.neto@abc.gov.br

 

Para efetuar a sua inscrição e obter maiores informações acesse o site da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), clique aqui.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores