H2O
25/04/2020

Sabesp amplia ação e vai distribuir 4,5 mil caixas-d’água

A Sabesp já distribuiu mais de 3.200 caixas-d’água no estado de São Paulo e vai ainda entregar outras 1.250 caixas para moradores carentes. Ao total, a empresa vai beneficiar mais de 4.500 famílias com a doação dos reservatórios com o objetivo de prevenir a falta de água em momentos que exigem reparos emergenciais ou manutenções preventivas na rede de abastecimento.

O trabalho de higienização de espaços públicos também continua. Já foram atendidas mais de 290 cidades paulistas, em todas as regiões onde a Sabesp presta serviço com mais de 6 mil lavagens. Pelo interior e litoral também já foram entregues mais de 1.900 kits de alimentação e 5.500 kits de higiene, em parceria com prefeituras e organizações da sociedade civil.

Na Região Metropolitana de São Paulo, as caixas-d’água foram entregues a bairros e comunidades das zonas sul, leste, oeste e norte, entre os quais Paraisópolis, Vila Dalva, Pinheirinho, Pq. das Flores, Jd. Eucaliptos, Jd. Pantanal, Jd. Damasceno, Brasilândia, Vila Guilherme, Boi Pinga (Vila Albertina), Pq. Novo Mundo, Gaivotas (Grajaú), Jd. Monte Azul (Santo Amaro) e Vila Roschel.

A distribuição de caixas-d’água é uma medida que foi adotada anteriormente pela Sabesp para ajudar moradores a se adaptarem ao decreto estadual 12.342/78 e à regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo a qual os domicílios devem ter reservatório que seja capaz de suprir o abastecimento dos moradores por ao menos 24h.

Já a ação de lavagem de espaços públicos foi iniciada no dia 24/3 e ocorre também em parceria com prefeituras. Por causa do coronavírus, a companhia está aplicando mais cloro na água utilizada na limpeza urbana para garantir mais eficiência ao processo de higienização. Na Região Metropolitana de São Paulo, é usada a água de reúso produzida nas estações de tratamento de esgoto (ETEs), que também recebe dose adicional de cloro.

Da redação com assessoria de imprensa da Sabesp.