Encontro também foi marcado pelo retorno da Companhia de Saneamento do Amazonas como associada da Aesbe

Por Rhayana Araújo – Assessoria de Comunicação da Aesbe

27/03/2018

Nesta quarta-feira, 27, ocorreu a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), para, entre outros assuntos, realizar a eleição da nova Diretoria da Aesbe. Por unanimidade, o mandato do pernambucano Roberto Tavares no comando da Aesbe foi estendido até o próximo mês de julho. O mandato dos vice-presidentes Regionais e dos membros do Conselho Fiscal também foi prorrogado para o mesmo período.

A justificativa para estender o mandato da atual diretoria se deve ao trabalho de acompanhamento e discussões que o presidente Roberto Tavares vem fazendo em relação à MP, junto ao Governo Federal e com os parlamentares, desde o ano passado quando a Aesbe atuou bastante contra equívocos da MP 844, que foi derrubada. O presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, foi quem argumentou sobre um desequilíbrio caso houvesse uma mudança no comando da Associação, no atual momento de discussões no setor, sendo aclamado por todos os demais presentes.

“Fico lisonjeado com o reconhecimento do nosso trabalho à frente da Aesbe. Eu defendo a alternância de comando na entidade, mas concordo também que estamos num momento muito delicado para dividirmos forças. Reforço que precisamos do auxílio de todos os presidentes das companhias e devemos unir forças para que o saneamento não seja desestruturado. Vou fazer o meu melhor para que consigamos, mais uma vez, evitar os equívocos contidos na MP 868”, reforçou Roberto Tavares, que também é presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Participaram do encontro 25 pessoas, dentre presidentes e representantes, de 19 Companhias Estaduais de Saneamento. Além da participação do secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira. A reunião ocorreu na sede da entidade, em Brasília-DF.

Encontro reuniu 25 pessoas, entre presidentes e representantes das Companhias Estaduais de Saneamento

As pautas da reunião também englobaram: apresentação do Relatório de Atividades da entidade, exposto pelo secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira; apreciação do Balanço da Aesbe de 2018; apreciação do Relatório da Auditoria; apreciação do parecer do Conselho Fiscal da Aesbe; informes e atualizações sobre o andamento da MP 868/2018; e definições sobre o 5º Seminário da Aesbe.

Ao final da reunião, o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Cláudio Stábile, assinou um Termo de Cooperação Técnica entre a companhia e a empresa alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Nova Associada – A novidade desta AGO foi o retorno da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) à Aesbe. A companhia foi uma das fundadoras da associação, em 1985, e se desligou em 2001 quando o serviço de saneamento passou a ser feito pelo setor privado no Estado. O presidente da empresa, Armando Silva do Valle, participou do encontro nesta quarta-feira, 27, e disse estar com boas expectativas com o retorno à Aesbe. “Estamos buscando estratégias que nos possibilitem ter uma melhor gestão voltada aos serviços de saneamento, possibilitando aos municípios menores e de baixa renda o acesso à água com melhor qualidade”, enfatizou Armando.

O presidente da Aesbe, Roberto Tavares, afirmou ser uma vitória para a Aesbe ter a Cosama de volta como associada. “A Cosama foi uma das fundadoras da Aesbe e é uma enorme satisfação tê-la de volta em nossa estrutura. A companhia chegou em uma hora importantíssima, em que estamos lutando para modificar alguns trechos da Medida Provisória 868/2018, que se aprovada como está, vai desestruturar totalmente o setor de saneamento. Então, esperamos contar com a participação ativa da empresa, que traz mais representação da Região Norte”, finalizou Roberto.

A composição completa da Diretoria da Aesbe no quadro abaixo.

Diretoria da Aesbe

Diretor Presidente

Roberto Cavalcanti Tavares (Compesa/PE)

Vice-Presidentes

Norte – James da Silva Serrador (Caerr/RR)

Nordeste I – Marcus Vinicius Fernandes Neves (Cagepa/PB)

Nordeste II – Rogério Cedraz (Embasa/BA)

Centro-Oeste – Fernando Rodrigues Ferreira Leite (Caesb/DF)

Sudeste – Carlos Aurélio Linhalis (Cesan/ES)

Sul – Jorge Luis Costa Melo (Corsan/RS)

Conselho Fiscal

Presidente – Cláudio Stábile (Sanepar/PR)

Membro – Neurisangelo Cavalcante de Freitas (Cagece/CE)

Membro – Ricardo Soavinski (Saneago/GO)