Reunião da CTCI - 11 e 12/04/2022

A segunda reunião da CTCI de 2022 ocorreu nos dias 11 e 12 de abril, na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no Recife. A presidente da Compesa, Manuela Marinho, compareceu ao encontro no primeiro dia e deu as boas-vindas aos integrantes da Câmara, assim como a secretária-geral da Presidência da companhia, Mariana Suassuna.

Participaram da reunião 19 pessoas de 13 Companhias Estaduais de Saneamento e da Aesbe. Essa foi a primeira reunião presencial da CTCI após o período de pandemia. O último encontro ocorreu em abril de 2019, em Curitiba (PR).

Durante o primeiro dia de encontro, os integrantes debateram a proposta de realização de um Fórum Técnico da Aesbe, para envolver todas as Câmaras Técnicas. Os participantes da Câmara defendem que o evento tem o objetivo de integrar as Câmaras Técnicas e fortalecer a Aesbe, bem como o setor de saneamento nacional. A coordenação da CTCI apresentará a proposta do Fórum para a Aesbe, para conferir a viabilidade da realização.

O grupo também debateu a necessidade de uma revisão da linha editorial da Revista Sanear, um importante meio de comunicação para repercutir os principais temas do setor de saneamento e ações das Companhias Estaduais. Os participantes também falaram sobre o podcast É Básico, um produto da CTCI. O último ponto discutido neste primeiro dia de encontro, foi a elaboração de uma cartilha com os principais pontos sobre o saneamento para ser entregue aos presidenciáveis.

No segundo dia de encontro, os integrantes da CTCI visitaram estruturas importantes da Compesa. A anfitriã e representante da Compesa na CTCI, Irina Terezo, apresentou a estrutura da Assessoria de Comunicação da Companhia, explicando a rotina de atividades e divisão dos setores internos. O momento propiciou uma troca de experiências sobre a rotina de atendimento à imprensa e desafios da Comunicação. Após a apresentação, os participantes visitaram à sala da Assessoria e puderam conversar melhor com os demais profissionais do setor.

Além disso, os integrantes da Câmara fizeram uma visita ao Museu Universo Compesa, conheceram o Programa Horta em Todo o Canto e visitaram o Projeto recém-lançado “Compesa na Estrada”.