Reunião da Câmara Técnica de Gestão Ambiental proporciona troca de experiência entre Companhias Estaduais de Saneamento

Os participantes da CTGA reforçaram a importância da troca de experiência com os profissionais da Copasa

Reunião ocorreu na sede da Copasa, em Belo Horizonte (MG)

Nesta terça e quarta-feira, 06 e 07 de agosto, ocorreu a reunião da Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) em Belo Horizonte (MG), na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Com a participação de 30 pessoas, de 16 Companhias Estaduais de Saneamento, o primeiro dia do encontro teve como foco conhecer a estrutura da anfitriã, que apresentou dois programas que são referências em âmbito nacional: o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e Ambientais (Gerha) e o programa Pró-Mananciais.

Profissionais da Tecnologia da Informação da Cedae, Cesan e Cagepa participaram da reunião da CTGA como convidados, para entender melhor como funciona o Gerha e estudar a viabilidade de instalação nas Companhias. A Companhia de Saneamento do Rio de Janeiro (Cedae) enviou três técnicos da TI, que já demonstraram interesse em utilizar o modelo do Sistema de Gerenciamento.

Membros da CTGA durante apresentação do Gerha

Durante a tarde, foi apresentado o programa Pró-Mananciais, que promove a recuperação de mananciais de abastecimento da Copasa, sempre realizado em parceria com a mobilização da sociedade. “É um programa muito legal porque reforça a cultura de sustentabilidade, mobilização social, ações de sensibilização, valorização dos saberes da comunidade local, estimula as mudanças e construção coletiva do sentimento de pertencimento da bacia”, disse Nelson Guimarães, superintendente de Meio Ambiente da Copasa. 

O primeiro dia foi finalizado com a apresentação do Programa Reflorestar, da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), cujo foco são os valores sociais e ações ambientais.

O coordenador da CTGA, Rodrigo Ferraz – da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), afirmou que esta foi a melhor reunião do grupo dos últimos anos, pois possibilitou uma troca de experiência muito grande.

 “No primeiro dia de reunião tivemos a oportunidade de conhecer o sistema Gerha, desenvolvido pelo Copasa, que faz a gestão dos documentos ambientais. Com certeza foi uma excelente troca de experiências e com a presença das equipes de TI abre uma possibilidade de que as empresas desenvolvam seus sistemas de controle. Terminamos o dia com a apresentação de dois belíssimos trabalhos de proteção de mananciais, o Pró-Mananciais da Copasa e o Florestar da Compesa.  Troca e compartilhamento de experiências. Meta atingida!”, finalizou.

O segundo dia de encontro foi voltado para a área de Educação Socioambiental, temática incorporada nas discussões da CTGA neste ano. Os profissionais presentes apresentaram a estrutura deste setor em suas Companhias, para ajudar a Câmara a organizar as pautas futuras, de acordo com a necessidade das empresas.

Este momento foi fundamental para Walfran Braga, assessor Técnico da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), empresa que estava desligada da Aesbe desde 2001, quando o serviço de saneamento passou a ser feito pelo setor privado em boa parte do Estado. Em março deste ano, a Companhia voltou a ser uma associada da entidade e, desde então, participa ativamente das atividades realizadas. Walfran Braga afirmou que a Companhia não possui uma área ambiental e que está em processo de criação. Para ele, assistir às apresentações dos colegas foi essencial. “Estávamos com algumas ideias para este processo de implantação, mas conhecer a estrutura da área ambiental da Copasa, e das demais companhias aqui presente, foi de extrema importância para nos dar um norte. Com certeza vamos usar um pouco de cada experiência para montar nossa equipe”, frisou.

Também foi realizado um debate sobre as pautas da Carta de Compromisso do Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental, em que foi definido um planejamento para ser cumprido até a próxima reunião, de forma a concretizar as pautas estabelecidas.

 

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores