Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (24/10), produzido pela GO ASSOCIADOS, como  parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

Prezado Roberto,
 

Levantamento recente publicado na Folha de São Paulo aponta que, dos 18 Estados que inicialmente demonstraram interesse em incluir suas empresas estaduais de saneamento no PPI, apenas um terço já iniciou os estudos de viabilidade.
 
Na última 4ª feira, o governador do Piauí, Wellington Dias, reuniu o Conselho Gestor de PPPs do estado. Uma das propostas apresentadas pelo Instituto Águas e Esgotos do Piauí é realizar parcerias com o setor privado para a produção de água, universalização da distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.
 
A seca prolongada no Distrito Federal, que já dura três anos consecutivos com chuvas abaixo da média,  provocou o primeiro racionamento da história. A região estuda alteração na estrutura tarifária, com extinção do volume mínimo faturado e ampliação do rodízio de água para dois dias.
 
O município de Várzea Grande (MT) publicou a lei que define o plano municipal de saneamento básico do município. O plano é importante instrumento de gestão, regulação e controle social, e está previsto na legislação federal desde a promulgação da Lei do Saneamento.
 
O Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo (Selur), em parceria com a PwC, publicou na última semana o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) 2017. Dentre as principais conclusões do estudo, está o fato de que os municípios que possuem cobrança específica para a gestão dos resíduos sólidos, como taxa de lixo, possuem um desempenho muito superior na gestão destes resíduos.
 
Um abraço,

Gesner

Anexos