Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (10/04/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,
 

A operadora privada Aegea anunciou a aquisição da companhia Soluções Ambientais de Guarulhos S.A. (Sagua), que opera a PPP de esgoto no município de Guarulhos (SP), junto à OAS Soluções Ambientais. O município de Guarulhos possui 1,3 milhão de habitantes e será a 50ª operação da Aegea, a 4ª no estado de São Paulo. Com a operação, a Aegea passa a atender 7,6 milhão de pessoas em 10 estados  brasileiros.
 
No último dia 09/04/2018, Luciano Machado assumiu interinamente a presidência da companhia estadual paranaense Sanepar, no lugar de Mounir Chaowiche, que se descompatibilizou para concorrer na eleição para deputado estadual.Na última semana, a Sanepar definiu também junto ao Ibama os investimentos que a companhia deve fazer nos próximos cinco anos, em obras de saneamento e recuperação do Rio Iguaçu.
 
No estado de Rondônia, o então governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, publicou o Decreto 22.720, que nomeia a atual presidente da Caerd, Iacira Terezinha Rodrigues de Azamor, como liquidante da companhia estadual.
 
No último dia 09/04/2018, a Abcon e o Sindcon publicaram o Panorama da Participação Privada em Saneamento. O panorama apontou a importância da participação privada nos investimentos. Atualmente, cerca de 31 milhões de pessoas são atendidas nos 322 municípios que possuem atuação privada, ou seja, cerca de 15% da população do país. A participação privada nos investimentos, no entanto, é superior a 20% nos últimos três anos conforme dados publicados no SNIS (2014, 2015 e 2016).
 
Em Teresina, foi publicado na última semana o Decreto 17.644, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico. O plano deve balizar a distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, bem como a drenagem urbana no município ao longo dos próximos 20 anos. 
 
Um abraço,

Gesner

Anexos