Portal do Saneamento Básico
02/10/2020

Quatro pontos do município de Macaé, no Norte Fluminen estão passando por coleta para identicar a presença do material genético do vírus SARS-CoV-2 na rede de esgoto

Foram colhidas amostras: na Estação Elevatória Confort, na orla dos Cavaleiros; na EE Principal do Lagomar; na de Tratamento Centro e no Hospital Público de Macaé.

A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal e financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e é realizada em parceria pela BRK Ambiental, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade, o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde (ISI QV), ligado à Firjan SENAI, e a Vitaltec Engenharia. 

A Prefeitura de Macaé colocou à disposição as equipes técnicas das secretarias de Saúde, Saneamento e de Meio Ambiente.

A pesquisa envolve um método inédito para a avaliação da presença do coronavírus na rede de esgoto do município. As coletas dos materiais foram realizadas nestes pontos estratégicos, com a expectativa de que os resultados permitam estimar o nível de contaminação na cidade, considerando que uma parcela dos pacientes com Covid-19 pode não apresentar sintomas evidentes, porém são capazes de transmitir o vírus.

Pesquisas

Outras pesquisas ao redor do mundo já identicaram a presença do vírus no esgoto de grandes centros urba entanto, foram usados métodos diferentes para esta avaliação e as amostras são geralmente complexas, o qu gerar sérias imprecisões quanto aos dados obtidos.

Recentemente estudos mostraram o vírus no esgoto das cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Essas coletas mostrar aos cientistas, o tamanho da pandemia e o seu nível de transmissão.

Já a metodologia otimizada ao longo desta ação em Macaé será capaz de detectar com precisão a presença mu pequena do material genético do vírus causador da Covid-19 nas amostras. E os resultados gerados por est método poderão atuar como um indicador da densidade de pacientes positivos.

Os quatro pontos são considerados representativos para mapear todas as regiões da cidade e por reetirem a dinâmica dos bairros do seu entorno. A Estação Elevatória Confort (Praia dos Cavaleiros) representa uma área perl comercial e residencial da região sul; na ETE Centro, maior unidade de tratamento da cidade, será o pont coleta do auente bruto que chega à estação e do euente tratado após passar por todo processo; o HPM, por hospital de referência para tratamento intensivo da Covid 19 no município, e a Estação Elevatória Principal do que é um bairro de grande adensamento populacional na região norte.

Fonte: Portal Viu.