Qualidade da Água: Caer realizou quase mil testes em amostras de água em 2021

Com informações da Assessoria de Comunicação da Caer

Com 56 bairros monitorados em Boa Vista (RR), 28 vilas e 14 sedes municipais no interior do estado em 2021, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) tem trabalhado diariamente para garantir a qualidade da água distribuída aos roraimenses por meio do Núcleo de Controle de Qualidade (NMA) da empresa. 

Um total de 9.652 amostras na rede de distribuição e saída do tratamento e mananciais superficiais e subterrâneos foram coletados em Boa Vista e nos 14 outros municípios. Os laboratórios da Caer utilizam 27 parâmetros físico-químicos e três (3) bacteriológicos na análise da água. E são reforçados por laboratório terceirizado que utiliza mais 188 parâmetros, divididos em 3 lotes (mananciais superficiais, saídas do tratamento e esgoto tratado), em um investimento de R$ 1,2 milhão. 

O Núcleo é composto por um químico industrial; três biólogos (um destes com Mestrado em Ciências Ambientais), dois químicos, um químico industrial, dois farmacêuticos/bioquímicos, sete estagiários e dois servidores administrativos.

“A empresa mantém uma rotina constante para garantir a qualidade da água produzida e distribuídas no Estado de Roraima e este processo envolve auditorias, treinamento e capacitação dos profissionais, atualização dos equipamentos e reforço nos serviços laboratoriais com investimentos que asseguram a qualidade das análises operacionais do produto final, a água potável, que garante vida saudável para todos os roraimenses”, afirma o presidente da Companhia, James Serrador. 

Os monitoramentos são realizados para atender o que preconiza a Portaria n° 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); a Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente; e a Portaria n° 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores