Projeto Chapecozinho, maior obra de abastecimento em execução em SC, avança em quatro frentes de trabalho

Com informações de Casan 

O Projeto Chapecozinho, maior obra de abastecimento em execução dentro do Planejamento Hídrico de Santa Catarina – operado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), continua avançando. Atualmente são quatro frentes em andamento. Cerca de 16% do projeto global estão executados. A adutora de água bruta conta com 5,9 mil metros de tubulação assentadas – está praticamente finalizada, com 99% de avanço. A adutora de água tratada também cresce em extensão, com 5,35 mil metros assentados (10,5% do total).

Na frente para implantação do reservatório de Xanxerê, que terá capacidade para 6 milhões de litros, 30% das obras estão executadas. A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), com instalação de reservatório de 4 milhões de litros, tanques de decantação de lodo e bloco hidráulico, também ganha porte.

Nos próximos dias, serão realizadas concretagens de paredes dos reservatórios da ETA e de Xanxerê, enquanto a adutora de água tratada, que terá ao todo 57 quilômetros, segue sem interrupções. Sua frente de serviço atualmente cruza o território de Xanxerê.

A macroadutora está sendo implantada para resolver as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Cordilheira Alta e Bom Jesus, onde os mananciais próximos são vulneráveis às estiagens que costumeiramente castigam o Oeste catarinense. Serão beneficiados cerca de 500 mil moradores da região.

“Estamos acompanhando as obras e vendo seu avanço, que é uma prioridade do Governo do Estado e da Casan para o atendimento da população do Oeste catarinense”, explica o gerente de Construção da Companhia, Felipe Leite.Investimento de aproximadamente R$ 390 milhões, o Projeto Chapecozinho terá vazão de 1.250 litros por segundo, com uma reserva de água de 17,5 milhões de litros, em um total de quatro reservatórios.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores