Folha de S. Paulo

22/10/2019

O objetivo é dar visibilidade às iniciativas com a temática de cidades sustentáveis, atuando como direcionador de investimentos

O Instituto Vedacit, em parceria com o Quintessa, lança com exclusividade o Mapa Cidades Sustentáveis, o primeiro a ser realizado no país.

Foram avaliadas mais de 4.500 organizações e 681 preencheram os requisitos para serem reconhecidas no mapa. O anúncio do resultado se deu durante o Festival Social Good Brasil, que reuniu a comunidade referência em tecnologia, dados e impacto social no Brasil e no mundo.

O objetivo do Mapa é dar visibilidade ao trabalho das organizações e reunir em uma só plataforma todas as iniciativas do país que sigam a temática de cidades sustentáveis, atuando como um direcionador de investimento e facilitando a avaliação dos eixos mais trabalhados dentro desta temática.

Todos os estados estão representados no Mapa, com exceção do Rio Grande do Norte e do Piauí. Entre os destaques, estão a região Sudeste, com 68% das iniciativas –São Paulo liderando, responsável por 48% –, seguida por Sul e Nordeste, com 12% cada.

Participaram da chamada organizações de diversos formatos –startups, negócios sociais, empresas, organizações da sociedade civil, institutos e fundações. Todas têm sua atividade principal relacionada com um dos dez eixos priorizados: saneamento, economia circular e gestão de resíduos, preservação ambiental, construções sustentáveis, mobilidade sustentável, habitação e moradia, gestão pública, bem-estar e responsabilidade do cidadão, ocupação profissional e educação.

O maior número de iniciativas mapeadas está no eixo bem-estar e responsabilidade do cidadão, com 20%, seguida por economia circular e gestão de resíduos, com 18%, ocupação profissional, com 16%, e preservação ambiental, com 12%.

Segundo Luis Fernando Guggenberger, gerente executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, o mapeamento deixou ainda mais clara a importância da atuação da iniciativa privada e institutos empresariais.

“Temos 11 milhões de moradias com déficit qualitativo no Brasil e o sub-eixo com a segunda maior representação no mapa foi ‘habitação saudável’. Queremos conectar iniciativas privadas e institutos empresariais a essas organizações para melhorarmos essas e tantas outras questões sociais no nosso país”.