Portal do Saneamento Básico
23/06/2020

A Prefeitura de Ubatuba está levando mais infraestrutura aos bairros do Taquaral e das Toninhas, com serviços de implantação e ampliação da rede de captação de águas pluviais.

Este conjunto de obras de drenagem vai dar solução os problemas de inundações e alagamentos vivenciados há décadas por moradores destes bairros, além de garantir melhoria na mobilidade urbana, conservação do pavimento e proporcionar mais qualidade de vida às comunidades.

Nas Toninhas a obra é uma parceria público privada. O serviço é executado pela secretaria de Infraestrutura com a participação da mão de obra de voluntários do bairro. Está sendo feita a manutenção da rede existente e a implantação de uma nova linha de drenagem com 150 metros de extensão, que contemplará o bairro com cem por cento de rede de captação de águas fluviais e assim evitar os alagamentos que ocorriam há pelo menos 20 anos. O valor total da obra é de cerca de R$ 350 mil. Os trabalhos tiveram início em fevereiro deste ano e serão concluídos no próximo mês de julho. Esta foi uma indicação do vereador Manuel Marques.

A secretaria de Obras está em fase final de implantação do sistema de drenagem com colocação de tubos para escoamento de águas pluviais com 250 metros de extensão, nas ruas José Pedro Charleaux, Maria Benedito da Conceição e Maria Madalena Charleaux, no Taquaral.

Investimento

O investimento é da Prefeitura com recursos do FINISA no valor de R$ 120 mil. O serviço, que também é uma indicação do vereador Claudinei Xavier, teve início em abril deste ano e será entregue ainda neste mês de junho.

“Muitas vezes a parceria público privada é a solução e soma às ações da Prefeitura, como é o caso do serviço de ampliação da drenagem nas Toninhas. Vamos melhorar a vida dos moradores, minimizando os impactos que afetam a todos nas épocas das chuvas que castigam com alagamentos. A drenagem urbana não é só uma necessidade, mas uma prioridade”, afirmou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Fonte: Repórter Online.