Polícia e Embasa descobrem fraude abastecendo centro comercial em Salvador (BA)

Por Gerência de Comunicação Social da Embasa

O imóvel, onde funcionam seis estabelecimentos, comerciais está com um débito atualizado de cerca de R$ 175 mil.

Em mais uma operação de combate a fraude no consumo de água, técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), acompanhados de policiais civis, militares e do Departamento de Polícia Técnica, encontraram, nesta quarta-feira (24), uma fraude na rede distribuidora abastecendo um centro comercial na Avenida Dom João VI, no bairro de Brotas, em Salvador (BA).

O imóvel, onde funcionam seis estabelecimentos comerciais, como açougue, lanchonete e barbearia, está com um débito atualizado de cerca de R$ 175 mil. A fraude consistiu em uma reabertura indevida da ligação, que havia sido cortada por falta de pagamento. “Retiramos a tubulação clandestina e iremos calcular a multa que será aplicada ao responsável, que levará em consideração os prejuízos causados pela fraude”, explicou Israel Martins, gerente comercial da Embasa.

Durante a inspeção, provas foram coletadas pela polícia técnica para serem utilizadas no inquérito policial. O proprietário foi intimado a depor na 6ª Delegacia Territorial, em Brotas.

Além dos casos suspeitos, identificados por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial, a empresa conta com o apoio da população, que pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.

Crime contra o patrimônio | O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

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